Entre os locais patrulhados estão as UBSs Perpétuo Socorro, Lélio Silva e a UPA do Buritizal, além de praças | Foto: Wellington Barros/PMM
A Prefeitura de Macapá realiza diariamente o patrulhamento noturno em diversos pontos estratégicos da cidade, garantindo mais segurança para a população. Através da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), as rondas são realizadas com um efetivo operacional de 27 agentes e 9 viaturas.
As equipes atuam em locais de grande circulação, como unidades de saúde, praças, logradouros públicos e escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre os locais patrulhados estão as UBSs Perpétuo Socorro, Lélio Silva e a UPA do Buritizal, além de praças como Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Floriano Peixoto, Jacy Barata e Novo Horizonte. Os agentes também circulam por áreas como o Trapiche Eliezer Levy, Rampa Náutica, Shopping Popular, Complexo do Araxá, Parque Meio do Mundo, Balneário da Fazendinha, entre outros.
Durante eventos como a Copa Marcilio Dias, o patrulhamento é intensificado entre 19h e 22h, garantindo a tranquilidade dos frequentadores. Além disso, 15 escolas municipais que atendem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, como a EMEF Profª Lúcia Neves Deniur e a EMEF Expedicionário Wilson Malcher, também recebem atenção especial das equipes operacionais.
Guarda Municipal Nélio Vilhena, integrante das equipes operacionais | Foto: Wellington Barros/PMM
“Nosso trabalho é garantir que a população se sinta segura mesmo à noite. Estamos nas ruas todos os dias, atentos e prontos para agir quando necessário”, afirma o Guarda Municipal Nélio Vilhena, integrante das equipes operacionais.
Totens de segurança e Central de Monitoramento funcionam 24h
Além do patrulhamento presencial, a GCMM conta com o apoio da Central de Monitoramento, que opera 24 horas por dia, acompanhando em tempo real as imagens captadas pelos totens de segurança espalhados pela cidade.
Esses equipamentos são fundamentais para a prevenção de ocorrências e para o acionamento rápido das equipes em campo.
“A central é o coração da vigilância eletrônica. Monitoramos os totens e outras câmeras em tempo real, o que nos permite agir com rapidez e precisão”, explica o Guarda Municipal Arlan Assunção, que integra a equipe de plantão da Central de Monitoramento.
Guardas Municipais Arlan Assunção e Regina Valente, que integram a equipe de plantão da Central de Monitoramento | Foto: Wellington Barros/PMM
A integração entre tecnologia e presença física tem sido um diferencial na atuação da Guarda Civil Municipal, fortalecendo a sensação de segurança e ampliando a capacidade de resposta diante de situações emergenciais.
A atuação da Guarda Civil Municipal no período noturno reforça o compromisso com a proteção dos cidadãos e o cuidado com os espaços públicos. Com presença constante, uso de tecnologia e agentes capacitados, a GCMM segue trabalhando para garantir uma cidade mais segura e acolhedora para todos.
A central de monitoramento fica dentro do comando geral da GCMM na Zona Norte da cidade | Foto: Wellington Barros/PMM