Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A Prefeitura de Macapá realizou, nesta quarta-feira (8), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, uma ação em alusão ao ‘Outubro Rosa’, campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.
A programação reuniu gestantes de alto risco do grupo Gestar e Amar, projeto da prefeitura voltado para o acompanhamento e cuidado integral das futuras mamães. A programação contou com palestra sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente durante a gestação e o pós-parto.
Dr. Marcelo Mauro Fé | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
O Dr. Marcelo Mauro Fé, médico mastologista do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, reforçou que a prevenção deve ser um hábito constante.
“A gravidez é um momento de grandes transformações no corpo da mulher, e o acompanhamento médico é essencial. Detectar alterações precocemente faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida” disse.
Além da palestra, as participantes tiveram acesso a atendimento multiprofissional, com orientações médicas, psicológicas e nutricionais e outros serviços de saúde, promovendo cuidado integral e acolhimento.
Elisangela Trindade | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A gestante, Elisangela Trindade participante do grupo Gestar e Amar, destacou a importância da ação. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba esquecendo de cuidar da nossa própria saúde. Esse momento é um lembrete de que o autocuidado também é uma forma de amor com o nosso bebê”, afirmou.
O grupo Gestar e Amar é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá que oferece rodas de conversa, atendimentos especializados e atividades educativas sobre saúde, bem-estar e maternidade. O projeto fortalece o vínculo entre as gestantes e os serviços da atenção básica, garantindo acolhimento e acompanhamento contínuo.
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado à saúde da mulher, garantindo informação, acesso e prevenção.