Foto: Jesiel Braga/PMM
Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4), o prefeito de Macapá divulgou os resultados econômicos preliminares conquistados pelo festival Macapá Verão 2025, que se consolidou como o principal evento que movimenta a cultura e a economia em Macapá. Segundo estimativas do Observatório do Turismo foram movimentados mais de R$ 115 milhões na cidade.
Isso significa que para cada R$ 1 investido pela Prefeitura no Macapá Verão foram arrecadados R$ 6,92.
“Mais um Macapá de Verão de sucesso na cidade, realizando os sonhos da nossa população, movimentando a economia e fazendo o nosso povo mais feliz, recebendo turistas de outros estados e até de outros países e que se fortalece a cada”, comentou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
O Observatório ainda estima que mais de 24 mil turistas, destes 16 mil estrangeiros, visitaram Macapá no mês de julho, influenciados pela programação do Macapá Verão que contou com a apresentação de artistas nacionais de diversos segmentos musicais como Pedro Sampaio, Wesley Safadão, Marcynho Sensação, Lendário Ruby, Raça Negra, Solange Almeida, Sepultura, Ira e Isadora Pompeu.
O cálculo utilizado leva em consideração que a média de permanência de cada turista na capital foi de 5 dias, com o gasto médio de R$ 960 por dia, levando em consideração hospedagem, alimentação, transporte, vestuário e serviços de beleza, o que aqueceu o comércio em vários setores como hotelaria, restaurantes, lojas de roupas e sapatos e serviços de beleza.
Shows de artistas nacionais movimentaram a cidade | Foto: Jesiel Braga/PMM
Além disso, os mais de 300 empreendedores cadastrados junto às Secretarias de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e Trabalho, Desenvolvimento e Inovação (Semtradi) arrecadaram mais de R$ 2.800 milhões durante os dias de shows, totalizando mais de R$ 117,8 milhões arrecadados.
O maio destaque para os empreendedores foi o dia 19 de julho, em que aconteceu o Maior Rock Doido da História, na Praça Jacy Barata, que reuniu mais de 300 mil pessoas. O evento contou com shows de diversas aparelhagens como Lendário Rubi, J Som, Hippersom e Som Tropical com a receita para os ambulantes de mais de R$ 500 mil.
Empreendedora Josi Lacerda | Foto: Jesiel Braga/PMM
A vendedora de batatas fritas, Josi Lacerda, de 31 anos, participou do Macapá Verão pela 3ª vez, ela conta que a mudança da programação para um festival com atrações nacionais mudou completamente os seus ganhos durante as férias.
“No mês de julhos a gente não conseguia uma renda extra, porque o povo viajava nessa época para curtir outras festas. Agora não, o Macapá Verão já é uma expectativa, a gente se planeja para comprar material e como faremos porque a gente sabe que o povo vai ficar aqui, vemos como uma oportunidade de trabalhar. Com a renda do festival coloquei as contas em dia e comprei algumas coisas que estava precisando e já vou fazer um planejamento para investir em um novo empreendimento”, comemorou.
Outro fator determinante para a arrecadação, é que o Macapá Verão teve eventos em vários pontos da cidade como a Praça Jacy Barata Jucá, o Balneário da Fazendinha, no Mercado Central, no bairro Cidade Nova e nos Complexos Esportivos do Araxá e Glicério Marques de Souza.
A solidariedade também fez parte do festival, já que o esporte foi um dos pontos altos da programação, com a realização de mais de 12 mil atletas em 33 modalidades e que arrecadaram mais de 11 toneladas de alimentos não perecíveis e que serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social e projetos que apoiam esportes.