Skip to content

Festival das Pipas coloriu o céu do balneário da Fazendinha, em Macapá

Evento aconteceu neste sábado (16) e compôs a programação do Macapá Verão 2022.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Festival das Pipas fez a alegria da criançada neste sábado (16) | Foto: Abel Neto/PMM

Papagaios de papel, rabiolas e até mesmo pipas. Uma variedade de nomes e modelos da brincadeira que atrai amantes de todas as idades. Uma paixão que fez o estudante de química Vinícius Silva, de 19 anos, participar do Festival das Pipas. O momento de lazer movimentou o balneário da Fazendinha neste sábado (16), durante a programação do Macapá Verão 2022.

‘’Estou me divertindo! É a primeira vez que participo, pois estava com tempo livre na faculdade. Já empino rabiola desde os 10 anos de idade, nas férias. Eu mesmo produzo com talas de buritizeiro, papel seda, cola e linha de algodão’’, explica o estudante.

O evento promovido pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel), durante a programação do Macapá Verão 2022, coloriu o céu da praia da Fazendinha, trazendo alegria e também movimentando o empreendedorismo local.

‘’O Festival de Pipas foi mais um atrativo da brincadeira, que depende do vento forte e disposição. O evento objetiva fomentar e valorizar a prática. Além de alegria e descontração, o momento também incentivou o empreendedorismo’’, pontua o gestor da Comel, Rafael Martins.

A oportunidade perfeita para o artesão Alessandro dos Passos Ramos, de 44 anos, vender pipas e faturar uma renda extra. A produção é feita com duas talas, no meio e na diagonal, plástico de estampas para todos os gostos e rabo de aproximadamente três metros.

‘’Moro no bairro do Zerão, mas trabalho há mais de 20 anos na praia da Fazendinha. Sou do tempo em que a rabiola era a sensação, agora vendo pipas e linhas. Tenho todos os tipos de modelos, de desenhos, de times de futebol. Isso me garante um dinheirinho que entra para salvar o ganha pão com honestidade’’, detalha o empreendedor.

Brincadeira proporciona entretenimento, principalmente ao publico jovem | Foto: Abel Neto/PMM

Com diferentes formatos e tamanhos, o método simples de divertimento nas férias escolares também é considerado esporte. Mas, não deixou de arrancar sorrisos de crianças e adultos, como Simione da Silva Azevedo, de 24 anos.

‘’Desde criança sou fascinado pelo esporte, que é democrático para várias idades. Já vi até idosos empinando papagaio aqui na Fazendinha. Minha parte preferida é dar laço. Passo horas debaixo do sol quente me divertindo’’, conta sorridente.

Segurança
Para garantir que a animação não se torne um episódio triste, a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) promove a ação “Pipa sem cerol, brincadeira consciente”, durante todo o mês de julho. A iniciativa é embasada na Lei do Cerol, n° 1.455/05, que proíbe o uso do material cortante em linhas das rabiolas nos logradouros públicos de Macapá.

Empreendedor Alessandro Ramos | Fotos: Abel Neto/PMM