Feira Verde faz parte do plano municipal de feiras que tem como objetivo o desenvolvimento da agricultura familiar e a economia criativa | Foto: Arthur Alves/PMM
Feirantes e moradores do bairro Fazendinha contam agora com um novo espaço para a venda de alimentos produzidos em Macapá. Neste sábado (26) a Prefeitura inaugurou a ‘Feira Verde’, um espaço coberto construído em pavimento que mede 279,57m², e inclui 24 boxes, banheiros feminino, masculino e adaptado para Pessoas com Deficiência (PCD).
A obra contou com recursos encaminhados pelo senador Randolfe Rodrigues, mais a contrapartida municipal, com valor total de R$ 400.804,00. A iniciativa estimula o desenvolvimento econômico sustentável da região.
O espaço possui áreas que atendem os empreendedores do Polo e mini polo da Fazendinha. No local será desenvolvida a atividade econômica relacionada a comercialização de frutas, hortaliças, legumes, macaxeira, ovos, plantas medicinais e ornamentais, entre outros produtos.
A feira popular tem 24 boxes, banheiros e cobertura em sua estrutura | Arthur Alves/PMM
Conforme o Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a inauguração da feira impulsiona o empreendedorismo, fortalece a agricultura familiar e estimula o consumo de produtos produzidos na capital.
“A pedido dos produtores aqui da fazendinha, hoje estamos entregando um espaço que vai facilitar o escoamento de tudo que é produzido pela agricultura familiar local. A feira tem uma estrutura que garante conforto e segurança aos trabalhadores, além de gerar renda”, destaca.
Inauguração da feira impulsiona o empreendedorismo, fortalece a agricultura familiar e estimula o consumo de produtos regionais | Foto: Arthur Alves/PMM
A ‘Feira Verde’ faz parte do Plano Municipal de Feiras, um conjunto de obras destinadas ao fomento do empreendedorismo e da agricultura familiar em Macapá. A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) e Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação serão responsáveis pela coordenação do espaço.
“Com a feira localizada aqui na fazendinha os produtores terão menos custos relacionados a logística, deslocamento e ao tempo de espera. Assim, eles poderão investir cada vez mais neste segmento e o produto chegará fresquinho à mesa do consumidor, com qualidade e segurança alimentar”, afirma Marciane Santo, Secretária da Semtradi.
Secretário Eduardo Fleury, reforça a importância de incentivar a agricultura familiar por meio de espaços que facilitam a comercialização do que é cultivado no município.
“A Feira atuará como vitrine para os produtores locais, que estarão presentes diariamente vendendo seus produtos. Macapá tem potencial para produção de alimentos, e a Secretaria de Agricultura está comprometida em oferecer suporte em todas as fases, desde o cultivo até a comercialização final”, disse o secretário da Semag.
Secretário Marciane Santo | Foto: Arthur Alves/PMM
Secretário Eduardo Fleury | Foto: Arthur Alves/PMM
Secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento Econômico são responsáveis pela coordenação da feira | Foto: Arthur Alves/PMM
Aldaci Ferreira, produtora do Polo da Fazendinha há 25 anos, compartilha que, antes da entrega da Feira Verde, costumava vender suas hortaliças cultivadas no próprio quintal, na praça do bairro. Ela aprova a nova infraestrutura, uma vez que agora não precisará mais se preocupar com chuva ou sol atrapalhando seu trabalho.
“Agora nós temos um ambiente que vai facilitar o nosso trabalho e não preciso mais me preocupar se está muito sol ou se vai chover, pois temos todo o conforto necessário. Estou muito feliz em ter um local seguro para garantir o sustento da minha família”, disse a produtora.
Produtora Aldaci agora tem um espaço confortável, seguro e organizado para vender suas hortaliças | Foto: Arthur Alves/PMM
O Plano Municipal de Feiras beneficiará dez pontos de Macapá que, juntos, receberão investimento de R$ 5,5 milhões. A Feirinha do Araxá, Feira Novo Horizonte, Feira Marabaixo, Feira Zerão e Feira do Caranguejo já foram entregues. Incluídas no Plano que tem como objetivo o desenvolvimento da agricultura familiar e a economia criativa.
Confira mais fotos
Foto: Arthur Alves/PMM