| Foto: Jesiel Braga /PMM
O projeto de xadrez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elita Nunes Melo, intitulado “Escola em Xeque”, iniciou em 2023, coordenado pelo professor Sandro Henrique Barbosa, e desde então, tem revelado enxadristas de grandes talentos. Prova disso, é o convite para cinco alunos da escola, participarem do Torneio Infantil de Xadrez no 1° Festival Internacional de Xadrez de São Paulo, que ocorre no dia 28 de setembro deste ano.
Os alunos convidados para o Festival são, José Pietro e Ronaldo Neto, que competem na categoria sub10 masculino, Luiz Samuel na Sub12, e as alunas Ayalla Borges e Yasmim Lima, competem na categoria sub12 feminino.
Sandro Barbosa, coordenador do projeto de xadrez | Foto: Jesiel Braga /PMM
Para o coordenador do projeto, Sandro Henrique Barbosa, a participação dos estudantes representa uma oportunidade única de viver de perto o universo do xadrez profissional, onde irão competir com atletas de diferentes estados e países.
“Os alunos convidados são aqueles que mais se destacaram dentro do projeto, e que participaram de campeonatos municipais e estaduais trazendo medalhas para a escola”, destacou o coordenador.
Clebson Pereira, agente administrativo, pais dos estudantes José Pietro e Ronaldo Neto, ambos de 10 anos, falou do orgulho em ter os filhos seguindo a carreira no xadrez. “Desde o início do projeto, os dois demonstraram interesse no xadrez, e passaram a treinar em casa, além da escola. Então percebemos que estavam levando a sério as competições, e a família sempre os apoiou. Os dois já colecionam mais de 20 medalhas cada um”, enfatizou o pai, orgulhoso dos meninos.
Sandra Pelaes, mãe do aluno Luiz Samuel, de 11 anos, contou que o interesse do filho pelo xadrez, começou na escola, com o projeto do professor Sandro Barbosa.
Clebson Pereira, pai de José Pietro e Ronaldo Neto | Foto: Jesiel Braga /PMM
Sandra Pelaes, mãe do Luiz Samuel | Foto: Jesiel Braga /PMM
Lucielle Figueiredo, mãe de Yasmim Lima | Foto: Jesiel Braga /PMM
“Quando teve contato com o projeto de xadrez, Luiz se empolgou, e encontrou seu jogo preferido. Desde então, nunca mais parou de jogar, e vem se aperfeiçoando a cada dia”, disse a mãe do menino.
As meninas Yasmim Lima, de 11 anos, e Ayalla Borges, de 10 anos, também colecionam medalhas e vão participar na categoria sub12 feminino, no campeonato, em São Paulo.
A mãe da Yasmim, Lucielle Figueiredo, ressaltou os benefícios dos jogos na vida escolar da filha. “Yasmim melhorou muito nos estudos desde que começou no xadrez, principalmente a disciplina, a organização e o foco. Percebo uma grande diferença de comportamento e atenção, que melhoraram bastante com o projeto da escola”, destacou.
Confira mais fotos: