Skip to content

Estudantes da Escola Municipal Professora Elita Nunes Melo são convidados para 1° Festival Internacional de Xadrez em São Paulo

Cinco alunos da escola participarão do Torneio Infantil de Xadrez, que ocorre no dia 28 de setembro deste ano

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Jesiel Braga /PMM

O projeto de xadrez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elita Nunes Melo, intitulado “Escola em Xeque”, iniciou em 2023, coordenado pelo professor Sandro Henrique Barbosa, e desde então, tem revelado enxadristas de grandes talentos. Prova disso, é o convite para cinco alunos da escola, participarem do Torneio Infantil de Xadrez no 1° Festival Internacional de Xadrez de São Paulo, que ocorre no dia 28 de setembro deste ano.

Os alunos convidados para o Festival são, José Pietro e Ronaldo Neto, que competem na categoria sub10 masculino, Luiz Samuel na Sub12, e as alunas Ayalla Borges e Yasmim Lima, competem na categoria sub12 feminino.

Para o coordenador do projeto, Sandro Henrique Barbosa, a participação dos estudantes representa uma oportunidade única de viver de perto o universo do xadrez profissional, onde irão competir com atletas de diferentes estados e países.

“Os alunos convidados são aqueles que mais se destacaram dentro do projeto, e que participaram de campeonatos municipais e estaduais trazendo medalhas para a escola”, destacou o coordenador.

Clebson Pereira, agente administrativo, pais dos estudantes José Pietro e Ronaldo Neto, ambos de 10 anos, falou do orgulho em ter os filhos seguindo a carreira no xadrez. “Desde o início do projeto, os dois demonstraram interesse no xadrez, e passaram a treinar em casa, além da escola. Então percebemos que estavam levando a sério as competições, e a família sempre os apoiou. Os dois já colecionam mais de 20 medalhas cada um”, enfatizou o pai, orgulhoso dos meninos.

Sandra Pelaes, mãe do aluno Luiz Samuel, de 11 anos, contou que o interesse do filho pelo xadrez, começou na escola, com o projeto do professor Sandro Barbosa.

“Quando teve contato com o projeto de xadrez, Luiz se empolgou, e encontrou seu jogo preferido. Desde então, nunca mais parou de jogar, e vem se aperfeiçoando a cada dia”, disse a mãe do menino.

As meninas Yasmim Lima, de 11 anos, e Ayalla Borges, de 10 anos, também colecionam medalhas e vão participar na categoria sub12 feminino, no campeonato, em São Paulo.

A mãe da Yasmim, Lucielle Figueiredo, ressaltou os benefícios dos jogos na vida escolar da filha. “Yasmim melhorou muito nos estudos desde que começou no xadrez, principalmente a disciplina, a organização e o foco. Percebo uma grande diferença de comportamento e atenção, que melhoraram bastante com o projeto da escola”, destacou.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
309 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação