Mercadinho foi um sucesso | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Nesta sexta-feira (14), data em que se comemora o Dia Nacional da Alfabetização, instituído em 1966 em homenagem à criação do Ministério da Educação, em 1930, a Escola Municipal José Leoves, localizada na Zona Norte de Macapá, promoveu a oficina “Sistema Monetário Brasileiro”, direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
A atividade integra o projeto de letramento em matemática, que tem como objetivo desenvolver, de forma lúdica e prática, o reconhecimento e a utilização de moedas e cédulas brasileiras. Durante a oficina, as crianças participaram do “Mercadinho”, simulando situações reais de compra e venda com cédulas fictícias para compreender relações de valor e operações simples do cotidiano.
Para a professora Joilda Costa, uma das coordenadoras do projeto, a iniciativa reforça a importância da alfabetização matemática nos primeiros anos escolares. “Nosso objetivo é aprimorar a aprendizagem por meio de experiências concretas que conectem o conteúdo escolar à vida prática”, destacou.
Professora Joilda Costa | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Diretora Conceição Freire | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
A aluna Elisa Gabryelle, de 7 anos, mostrou entusiasmo ao participar da atividade. “Eu estava com 50 reais. Comprei essa tiara linda e ainda fiquei com 40 reais, que vou economizar”, contou, orgulhosa do próprio raciocínio matemático.
As colegas Débora, Agnes e Ana Sofia também aproveitaram a experiência, gastando seu “dinheirinho” em pipoca, bolos e outros produtos disponíveis no espaço.
Aluna Elisa Gabryelle | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
As amigas Débora, Agnes e Ana Sofia | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
A iniciativa evidencia como o uso de materiais concretos, atividades dinâmicas e mediação pedagógica qualificada facilita a compreensão de conceitos matemáticos que, no ensino tradicional, costumam parecer complexos.
A diretora Conceição Freire, destacou que vem desenvolvendo junto dos coordenadores e professores, vários projetos voltados para a alfabetização das crianças, tanto em língua portuguesa, quanto matemática, além das atividades complementares que envolvem conhecimentos multidisciplinares.
| Galeria de fotos: Emanuelle Gomes /PMM