Skip to content

Estudante da rede pública de Macapá vence concurso nacional de desenho

Manuela Almeida Ribeiro, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Maria Luiza Bello da Silva levou o 1º lugar com desenho no 13º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União (CGU)

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Manuela Almeida Ribeiro, vence em 1º lugar – categoria desenho, o 13º Concurso de Desenho e Redação da CGU | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

A estudante Manuela Almeida Ribeiro, de 9 anos, estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Maria Luiza Bello da Silva, localizada na Zona Sul de Macapá, alcançou o 1º lugar na Categoria Desenho, na 13ª edição do Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União – CGU, promovido no exercício de 2024. A aluna concorreu em sua categoria, com milhares de estudantes de todo o país.

O tema desta edição, Cidadania Digital: acesso e educação para a democracia, buscou fomentar o debate e a reflexão sobre um assunto tão relevante na era digital, que é realidade para uma grande parte dos brasileiros.

A inspiração para o desenho veio da escola e da família, contou Manuela, que ilustrou a instituição na qual estuda, a partir do tema proposto, utilizando as cores do arco-íris.

“Eu gosto muito de desenhar, e no meu desenho eu fiz a escola e o mundo dentro da escola com a diversidade de pessoas que estão conectadas pela internet. Fiquei muito feliz e surpresa com o 1º lugar nacional, na minha categoria”, ressaltou a estudante.

Cleuma Almeida, mãe da estudante vencedora, estava muito feliz com a conquista da filha.

“Eu e o pai dela, estamos muito orgulhosos com o bom desempenho da nossa menina, pois a arte de desenhar é algo do qual ela gosta muito. Sempre a incentivamos a desenvolver sua criatividade, porque acreditamos que isso contribui para o crescimento educacional e pessoal, além de promover a concentração”, disse a mãe da garota.

Madson Millor, secretário de educação do município de Macapá, cumprimentou a estudante e família da menina, pela conquista e destacou a importância dos professores e direção escolar no alcance dos excelentes resultados da unidade de ensino.

A Escola Municipal Maria Luiza Bello da Silva, tem se destacado com projetos relevantes junto aos alunos, abordando a educação ambiental por meio da confecção de brinquedos e atividades sustentáveis, além de trazer outros temas importantes para a formação dos estudantes. Certamente que essas iniciativas contribuem para o bom desempenho dos estudantes.

A instituição está entre as escolas com melhores indicadores no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no estado do Amapá.

Mais sobre o 13º Concurso de Desenho e Redação da CGU

O Concurso de Desenho e Redação – CDR é um projeto pedagógico-cultural que proporciona a estudantes e professores, experiências de ensino-aprendizagem em temáticas como ética, cidadania e participação social. O Concurso vem sendo realizado desde 2007, com temas diversos, e já mobilizou mais de 4 milhões de participantes, de escolas públicas e privadas em todo o país. 

A CGU recebeu um quantitativo de 5.194 trabalhos de todos os estados brasileiros para julgamento pela Comissão Julgadora.

Um total de 1970 escolas participaram do Concurso e 289.467 estudantes foram mobilizados e realizaram algum tipo de atividade proposta pela escola em função do tema do Concurso.

Saiba mais em https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/programas/desenho-redacao/13deg-cdr

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação