Skip to content

“Esse momento foi especial para mim, aproveitei muito”, diz idosa ao participar de ação promovida pelo Cras Alegria

Atividade ofereceu serviços gratuitos de saúde, bem-estar e cuidado emocional para idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social

Por Fabio Costa - Secretaria Municipal de Assistência Social

Ação voltada à saúde da pessoa idosa ocorreu nesta terça-feira, 15, e contou com atendimentos de saúde, beleza e bem-estar | Foto: Bianca Monteiro/PMM

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria promoveu, nesta terça-feira (15), uma ação social voltada à promoção da saúde da pessoa idosa. A atividade reuniu dezenas de idosos da comunidade atendida pela unidade, oferecendo uma manhã de cuidado, acolhimento e valorização.

A iniciativa faz parte das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltadas ao fortalecimento dos vínculos comunitários e familiares, e tem como objetivo garantir qualidade de vida, autoestima e acesso a serviços essenciais para a população idosa.


Durante a ação, os idosos tiveram à disposição diversos atendimentos gratuitos, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, atendimento psicológico, massagens relaxantes, limpeza de pele, corte de cabelo, design de sobrancelhas, entre outros cuidados voltados ao bem-estar físico e emocional.

Elza Palheta, de 75 anos, moradora do bairro Jardim Marco Zero e assistida pelo Cras Alegria, aproveitou ao máximo a programação. Segundo ela, além dos cuidados com a saúde, o momento foi uma oportunidade de convivência e descontração.


“Esse momento foi especial para mim, aproveitei muito, porque essas ações tiram a gente de casa, daquela rotina e ajuda a se comunicar mais com as pessoas e conhecer gente nova, além de cuidar da nossa saúde”, destacou.

A proposta da ação é também estimular o convívio social, muitas vezes fragilizado com o avanço da idade, e proporcionar momentos de lazer e escuta ativa, promovendo um envelhecimento saudável, participativo e com mais dignidade.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, iniciativas como essa são essenciais para garantir que o público idoso esteja incluído nas políticas públicas de forma ativa e valorizada.

“A assistência social tem trabalhado com um olhar muito especial para esse fortalecimento de vínculos e cuidados com a pessoa idosa, promovendo ações de bem-estar e que trabalham o envelhecimento saudável. Eu fico muito feliz em saber que nós, enquanto assistência, estamos no caminho certo e tendo um olhar atento para os nossos idosos,” afirmou o secretário.

A Prefeitura de Macapá segue investindo em ações que garantam inclusão, respeito e valorização da pessoa idosa, fortalecendo os serviços ofertados pelos CRAS e reafirmando o compromisso com o cuidado integral da população.

Através de iniciativas como essa, a gestão municipal reforça a importância de enxergar o idoso como parte ativa da sociedade, promovendo políticas públicas que acolhem, escutam e respeitam as diferentes fases da vida. O objetivo é seguir construindo uma cidade mais humana, solidária e comprometida com o bem-estar de todos.

Galeria de imagens | Fotógrafos: Bianca Monteiro/PMM | Fabio Costa/PMM

Luiz Fabio Costa Maciel

Luiz Fabio Costa Maciel

Verificado
Assessor de Comunicação
9 matérias publicadas

Luiz Fabio Costa Maciel atua na área da comunicação há quatro anos. Iniciou sua trajetória como social media na Secretaria Extraordinária de Juventude do Amapá e campanhas eleitorais. Foi assessor de comunicação nas secretarias estaduais de Trabalho e Empreendedorismo e de Desenvolvimento Rural. Atualmente, é assessor de comunicação na Secretaria Municipal de Assistência Social de Macapá. É estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Mais publicações de Luiz Fabio Costa Maciel Verificado

Assessor de Comunicação