| Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), desenvolve o projeto Alfa+ desde 2024, com o intuito de fortalecer a alfabetização das crianças na idade certa. Nesta primeira edição de 2025, são contempladas 30 escolas da rede de ensino do município, atendendo cerca de 400 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
O Alfa+ é uma das múltiplas estratégias adotadas pela rede municipal de ensino de Macapá para alcançar a Alfabetização na Idade Certa.
A Escola Municipal Wilson Malcher, localizada na zona sul de Macapá, é uma das unidades que recebem o projeto. Segundo Carla Patrícia Araújo, diretora da escola, o foco está no fortalecimento do aprendizado das crianças nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
“Funciona como aulas de reforço, aprimorando o aprendizado do aluno e preparando-o, principalmente, para as avaliações que refletem nos índices de alfabetização nacional”, destacou a diretora.
Carla Patrícia Araújo, diretora da unidade | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
| Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A professora Gracilene Sicçu, formadora do Alfa+, listou alguns exemplos de atividades que facilitam o aprendizado dos alunos.
“Nós trabalhamos com material estruturado, composto por atividades que atraem a atenção da criança. Por exemplo, iniciamos com a tirinha, que estimula a interpretação de texto e o desenvolvimento da criatividade. Da mesma forma, vamos trabalhar com as histórias em quadrinhos”, explicou a professora.
Gracilene Sicçu, professora | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Professora Gracilene e seus alunos | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
O projeto busca potencializar práticas alfabetizadoras junto aos estudantes, com foco na matriz de referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP), nos componentes de Língua Portuguesa, nos níveis de leitura: silábico e de palavras (níveis de transição), e Matemática.
Iniciado em 2024, o projeto teve como público-alvo os alunos do 2º e 5º anos. Na versão de 2025, o Alfa+ ofertará reforço escolar sistematizado aos alunos do 2º ano que se encontram no nível de leitura de palavras e frases, com foco nas habilidades e descritores das avaliações externas de 2025 (SISPAEAP e SAEB).
Galeria de imagens | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM