Skip to content

Escolas da rede municipal de ensino recebem projeto Era Uma Vez em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil

Ação deve se estender por todo o ano letivo, alcançando alunos das 36 escolas de educação infantil do município

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da EMEI Nilda Portal | Foto: Arthur Alves /PMM

Dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. E para celebrar a data e despertar nas crianças o gosto pela leitura, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Divisão de Educação Infantil, vem realizando desde o dia 4 de abril, o projeto Era Uma Vez, nas creches e pré-escolas do município de Macapá. Ação deve se estender por todo o ano letivo, alcançando alunos das 36 escolas de educação infantil do município, incluindo as unidades do campo.

Nesta quinta-feira (18), foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nilda da Rocha Portal, localizada na Zona Sul de Macapá, receber o projeto, com atividades lúdicas de leitura e outras atividades, sob a coordenação do Contador de histórias Fábio Nescal (Tio Nescal).

Madson Millor, secretário municipal de educação, destacou a relevância do projeto para a alfabetização das crianças. “Hoje, Dia Nacional do Livro Infantil, todas as escolas da nossa rede estão celebrando a data com os alunos. Semear o gosto da leitura por meio desse projeto é muito importante, pela relevância que a literatura tem no aprendizado das crianças”, disse o secretário.

De acordo com a gestora Silvia Gomes, da EMEI Nilda Portal, a escola já desenvolve projetos voltados para o desenvolvimento cognitivo das crianças, e é prazeroso ver a animação e a curiosidade dos pequenos sempre que participam das atividades lúdicas. A escola atende mais de 300 alunos, de 4 e 5 anos, nos turnos da manhã e tarde.

Segundo a chefe da Divisão de Educação Infantil, Regiane Coutinho, o projeto traz para o ambiente escolar, momentos de integração e expressões literárias que contribuem com a aprendizagem dos alunos, funcionando como estratégias para desenvolver o gosto pela leitura na Educação Infantil, por meio da oralidade e da compreensão visual das crianças de 1 a 5 anos.

“As crianças participam das brincadeiras e dinâmicas do universo literário infantil, e embora, ainda não estejam alfabetizadas, o contato com os livros e a Contação de Histórias fazem parte do processo de alfabetização”, salientou Coutinho.

O pequeno Andrew Samuel, de 5 anos, estudante do 2° período, mostrou-se bastante interessado nos livros. “Eu conheço as histórias que a professora conta na sala de aula. A minha história preferida é a dos três porquinhos”, disse o menino, enquanto folheava os livros em exposição.

Ana Cecília, estava muito linda com sua sainha rosa “Minha saia é de bailarina”, disse a menina de 4 anos, estudante do 1° período. Ana Cecília ainda disse que gosta de historinhas e que também sabe contá-las para os coleguinhas.

O projeto Era Uma Vez continua por todo o ano letivo de 2024. Confira abaixo o cronograma das escolas que ainda serão atendidas neste mês de abril.

Cronograma:

Horários: Manhã: 10h | Tarde: 16h
23 de abril – EMEI Pequeno Cidadão
25 de abril – EMEI Tia Madalena
30 de abril – EMEI Ana Cristina Ramos Brito

Sobre o Dia Nacional do Livro Infantil

A data de 18 de abril foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

| Fotos: Arthur Alves /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação