Skip to content

Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery entregue pela Prefeitura de Macapá vai atender mais de mil alunos do ensino fundamental e EJA

Unidade escolar conta agora com 17 salas de aula, setor administrativo, refeitório, sala de leitura, sala para Atendimento Especializado (AEE), entre outros espaços

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Entrega da Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery | Foto: Jesiel Braga/PMM

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, entregou nesta sexta-feira (16), mais uma obra na educação. Trata-se da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vera Lúcia Pinon Nery, localizada no bairro Infraero 2, zona norte da capital.  A instituição atende 1.096 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano e Educação de Jovens Adultos (EJA) da 1ª a 4ª fase.

A unidade de ensino tem aproximadamente 1.890m² de área construída. Conta com 17 salas de aula, setor administrativo, refeitório, banheiros com acessibilidade, uma sala de leitura e sala para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), jardim, entre outros espaços. Ao todo, a escola possui 41 compartimentos.

Dr. Furlan falou do momento feliz vivenciado por toda a comunidade escolar e moradores do bairro Infraero 2 e adjacências. “O nosso papel aqui é entregar uma escola de qualidade para vocês, e o de vocês é um pouco mais difícil, que é a rotina do dia a dia escolar. Então que vocês consigam colocar em prática tudo que está planejado para as nossas crianças”, disse o prefeito, que ainda destacou as unidades escolares entregues durante a gestão. “Esta é uma gestão que tem sido pautada pela entrega, pela dedicação e pelo trabalho”, enfatizou.

A secretária de educação do município, Monick França deu ênfase ao momento de entrega da escola. “Este dia é histórico para a nossa educação municipal e para a comunidade deste bairro. Sem dúvida que a educação tem recebido um olhar diferenciado nesta gestão. Hoje as nossas escolas trazem conforto, acessibilidade e segurança aos nossos alunos e servidores e isso é motivo de orgulho a todos nós”, ressaltou a secretária.

Jalena Pinon Nery, filha da professora Vera Lúcia Pinon Nery falou da emoção em ver a escola totalmente revitalizada. “Eu e meus irmãos estamos felizes em vivenciar este momento. O reconhecimento do trabalho da minha mãe na educação reflete nesta escola. É uma forma de eternizar a sua história educacional no município de Macapá”, disse emocionada.

A moradora Maria Chaves Sena, de 39 anos, tem uma filha matriculada na escola e estava maravilhada com a escola reformada. “É maravilhoso pra nós ver a escola tão bonita e agradável para nossos filhos. Agora vou ficar mais tranquila com minha filha estudando aqui perto de casa, sabendo que ela estará bem cuidada e num ambiente seguro”, completou a moradora.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) foi a responsável pela execução dos trabalhos. Os recursos para a reconstrução da unidade escolar são oriundos do Tesouro Municipal, no valor de R$ 1.439.415,56.

Enquanto a escola matriz estava em obras, as aulas aconteciam num anexo alugado pela prefeitura, no mesmo bairro.

Sobre a Escola Municipal Vera Lúcia Pinon Nery

A EMEF foi fundada em 9 de fevereiro do ano 2000, pelo então prefeito Annibal Barcellos, foi a primeira escola fundada no bairro Infraero 2.  Está completando 24 anos de sua criação e seu nome homenageia a professora do ensino fundamental, Vera Lúcia Pinon Nery, falecida aos 54 anos de idade. A professora dedicou 25 anos de sua vida à educação, se destacando, pelos muitos projetos desenvolvidos na área, prezando pela qualidade do ensino e trabalhando no aprimoramento educacional como agente multiplicador do conhecimento.

Com a EMEF Vera Lúcia Pinon Nery, são 26 obras entregues na Educação, pela gestão Furlan, entre escolas de ensino fundamental, educação infantil e creches. Atualmente, 7 prédios estão em processo de reconstrução e ampliação e outros 3 em construção.

| Fotos: Jesiel Braga /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação