Skip to content

Escola Municipal Maestro Miguel recebe ação de vacinação para alunos, servidores e comunidade do bairro Perpétuo Socorro

Programa Saúde na Escola promove ações contínuas nas unidades de ensino com o intuito de prevenir doenças e orientar pais, alunos e a comunidade escolar sobre a importância do autocuidado

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Ação de vacinação | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças e proteger a saúde pública. Com esse intuito, a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias de Saúde (SEMSA) e de Educação (SEMED), realizou, nesta quinta-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maestro Miguel, localizada na zona norte da cidade, uma ação de vacinação voltada para pais, alunos e a comunidade escolar.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que promove atividades contínuas nas instituições de ensino do município, com o objetivo de prevenir doenças e orientar pais e comunidade escolar sobre a importância dos cuidados com a saúde das crianças e também com o autocuidado.

A enfermeira Karime Trajano, responsável pela ação na unidade escolar, destacou a importância das vacinas. “Às vezes, os pais ficam inseguros em levar os filhos para vacinar. Nosso papel dentro do programa também é orientar e esclarecer as famílias sobre a segurança dos imunizantes na prevenção de doenças”, afirmou.

A ação desta quinta-feira disponibilizou vacinas contra Influenza, febre amarela, ACWY (que previne meningites e infecções generalizadas) e HPV (Papilomavírus humano).

O PSE também inclui palestras que têm como objetivo educar a comunidade sobre a importância, os benefícios e a segurança das vacinas.

O secretário municipal de Educação, Madson Millor, acompanhou a ação na escola e comentou sobre o programa.


“Este programa é de grande importância porque traz benefícios para os alunos e para a comunidade, prevenindo doenças e contribuindo diretamente com a educação, pois criança saudável aprende melhor e tem maior assiduidade às aulas”, enfatizou.

A pequena Maria Clara dos Anjos, de 10 anos, estava acompanhada da mãe e explicou por que não precisou se vacinar.

“Eu vim com minha mãe para me vacinar, mas minha carteira está atualizada e não precisei agora. Minha mãe sempre diz que é muito importante tomar as vacinas pra não ficar doente”, contou a menina.

O estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Manoel Ledo da Silva, de 71 anos, tomou as vacinas contra Influenza e Hepatite. Ele considera essencial manter a carteira de vacinação atualizada para evitar doenças. “Todas as pessoas deviam ter essa consciência de que as vacinas salvam vidas”, destacou.

Campanhas como essa são fundamentais para manter a população protegida contra doenças preveníveis.

Galeria de imagem | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação