Skip to content

Escola Municipal Maestro Miguel celebra Dia da Educação com projeto Café com Leitura

Iniciativa é voltada para alunos do Ensino Fundamental I, com o objetivo de despertar o gosto pela leitura

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Projeto proporciona momentos de leitura e descontração entre os alunos | Foto: Emanuelle Gomes /PMM

O Dia da Educação é comemorado em 28 de abril. A data foi instituída no ano 2000, em Dakar, capital do Senegal, como parte de um pacto global firmado por líderes de 164 nações, entre elas o Brasil, com o propósito de promover o avanço educacional em todo o mundo.

Na manhã desta segunda-feira (28), a celebração ocorreu na biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maestro Miguel, localizada na zona norte de Macapá. A ocasião foi marcada pela realização do projeto Café com Leitura, idealizado pela professora Simara Freitas. Desenvolvida há dois anos na instituição, a iniciativa é direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental I e tem como meta estimular o prazer pela leitura.

Para Simara Freitas, que também coordena o projeto, a leitura na infância é fundamental para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

“O projeto não é apenas um incentivo à leitura, embora esse seja um dos principais objetivos. Ele também contribui para a formação de cidadãos cultos e emocionalmente inteligentes, pois proporciona aos pequenos leitores uma vivência afetiva com os livros — ao som de música clássica, em conversas com autores, jogos educacionais, entre outras atividades. O momento é acompanhado de um bom café, em um ambiente onde as crianças são tratadas com o respeito e acolhimento que merecem”, destacou a coordenadora.

O secretário municipal de Educação, Madson Millor, ressaltou a relevância de iniciativas como essa para o avanço da aprendizagem no ensino público do município.

“A formação do hábito da leitura têm mais êxito quando acontece na infância. Dessa forma, é possível oferecer às crianças experiências literárias prazerosas e acolhedoras, que é justamente o que este projeto proporciona aos alunos. Estar aqui hoje, celebrando o Dia da Educação ao lado dessas crianças, da diretora Sânzia e de toda a equipe, é enriquecedor”, enfatizou o secretário.

Os alunos do 4º ano, Morana Nascimento e Marlon Daniel, ambos com 9 anos, são leitores fluentes e adoram participar do projeto. Segundo eles, os encontros semanais na biblioteca despertaram o gosto pela leitura. Morana estava empolgada com a leitura do livro A Bola do Vizinho, da escritora Raquel Matsushita.

“Na história deste livrinho, as duas crianças querem fazer inveja uma à outra, mas, depois de muita disputa, elas entendem que é mais divertido brincar juntas”, contou a menina, demonstrando que compreendeu a “moral da história” implícita na leitura.

Já Marlon Daniel estava envolvido com a obra Cai ou Não Cai? Haicais e Animais, de Jean Marcel e Simone Alves Pedersen, ilustrada por Ana Carolina Labrudi Juste — um livro de poesia infantil que transmite a mensagem de cuidado com a floresta e os animais.

A diretora Sanzia Brito destacou as professoras responsáveis pelo projeto e toda a equipe envolvida. Para ela, a escola contribui para a criação de vínculos positivos com os livros e com a linguagem escrita.

“A leitura, quando associada a momentos agradáveis — como acontece no projeto —, torna-se uma experiência afetiva, acolhedora e significativa. Isso ajuda a desenvolver não só o gosto pela leitura, mas também a autoestima, a empatia e o senso de pertencimento”, afirmou.

Para o evento, foram convidados os escritores Jack Corrêa, que possui mais de cinco livros no segmento de literatura infantil, e José Queiroz Pastana, membro da Academia de Letras do Amapá.

Sobre o projeto Café com Leitura

A formação de leitores começa nos primeiros anos escolares, por meio de experiências significativas com os livros. O projeto Café com Leitura, voltado aos alunos do Ensino Fundamental I, surge da necessidade de incentivar o prazer pela leitura em um ambiente acolhedor, interativo e afetivo, como é a biblioteca escolar.

O projeto acontece duas vezes por semana, com revezamento das turmas participantes.

Origem do Dia da Educação

O Dia da Educação foi estabelecido em 28 de abril, data que coincide com o término do Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.

A data tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação — seja escolar, social ou familiar — para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e para o convívio saudável com os demais indivíduos.

Galeria de imagens | Fotógrafa: Emanuelle Gomes/PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação