Glauciane Vasconcelos, enfermeira responsável pela palestra de conscientização à saúde da mulher | Foto: Improir
O Instituto Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (Improir), da Prefeitura de Macapá, realizou na manhã deste sábado (25), a segunda ação do projeto ‘Encontro Delas’, na comunidade quilombola do Carmo do Maruanum.
O projeto faz parte da programação voltada ao mês da mulher e foi realizado no Centro das Louceiras do Maruanum, onde as artesãs participaram de uma roda de conversa apontando como o município pode trabalhar com elas dentro do espaço que lhes é destinado.
Louceira tradicional da comunidade, Marciana Dias, de 82 anos, participou do evento, ela disse que aprendeu a fazer louça aos vinte e dois anos e se sente feliz em contribuir com a cultura do Amapá.
Marciana Dias, louceira tradicional da comunidade afirmou que estará presente em outros eventos lutando pelos direitos das louceiras | Foto: Improir
“A discussão de políticas públicas para as artesãs é necessária, estarei presente em outros eventos e irei lutar pelos direitos das louceiras”, afirmou.
Diretor-presidente do Improir, Aluizo de Carvalho, reafirma a importância da valorização das louceiras do Maruanum | Foto: Improir
Aluizo de Carvalho, diretor-presidente do Improir, reafirma a importância da valorização das profissionais da região, buscando ouvir o que essas mulheres têm a dizer, e junto ao município estabelecer a melhor forma de comercialização dos produtos delas.
As louceiras presentes na ação participaram de palestra de conscientização à saúde da mulher, além de um café da manhã.