Estudantes apresentaram trabalhos desenvolvidos durante o projeto MPT na Escola | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
A Prefeitura de Macapá e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram, nesta segunda-feira (9), o encerramento do projeto “MPT na Escola 2025”, mobilização que envolveu estudantes da rede municipal ao longo do ano letivo para discutir o Resgate à Infância e a erradicação do trabalho infantil.
O encontro ocorreu na Unidade Integrada SESI/SENAI – A Banda e reuniu alunos que apresentaram trabalhos desenvolvidos em sala de aula nas categorias conto, poesia, música e desenho. As produções destacaram os direitos de crianças e adolescentes e reforçaram a importância do combate ao trabalho infantil no Brasil, tema trabalhado com estudantes, educadores e famílias durante todo o processo formativo.
Secretário municipal de educação, Marcos Pantoja | Fotos: Emanuelle Gomes e Nicolly Saraiva /PMM
O secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, ressaltou o impacto pedagógico e social da iniciativa.
“O projeto MPT na Escola é uma iniciativa fundamental para fortalecer a proteção das nossas crianças e adolescentes. Mais do que discutir o combate ao trabalho infantil, ele promove reflexão, informação e consciência dentro do ambiente escolar. Quando a escola se torna um espaço que esclarece direitos e incentiva o desenvolvimento pleno dos estudantes, nós avançamos na construção de uma sociedade mais justa e segura”, afirmou.
A programação contou ainda com apresentação musical e com a premiação dos alunos e professores que conquistaram o primeiro lugar em cada categoria. Entre os destaques esteve a estudante Sophia Conceição de Souza, de 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal Maria José dos Santos Ferreira, vencedora na categoria Conto.
Aluna Sophia Conceição de Souza | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
“Escrevi algumas coisas por questão própria, com o nome ‘Todos contra o trabalho infantil’. Falo sobre a realidade de crianças que trabalham tanto no Brasil quanto fora, que precisam ajudar os pais, quando na verdade deveriam estar na escola”, explicou a aluna, demonstrando sensibilidade e compreensão sobre o tema.
Na Rede Municipal de Ensino, o “MPT na Escola” é realizado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Prefeitura de Macapá, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
| Galeria de Fotos: Emanuelle Gomes e Nicolly Saraiva /PMM