Skip to content

Empresários conhecem o Bioparque da Amazônia

Por -

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, apresentou o Bioparque da Amazônia, o maior parque em área urbana da Região Norte, com 107 hectares, ao diretor da Ecometals no Brasil, Paulo Lisboa e aos empresários da Nari Balit, da Ronly; e Cristofher Doni, da Embout. Desde que foi inaugurado, no dia 25 de outubro, o complexo tem recebido diversas empresas, empresários, turistas e a população, que se interessam em conhecer os três ecossistemas, o conceito inovador de pesquisa, turismo sustentável, promoção da cidadania, além de ser uma amostra completa da floresta amazônica, dos seus ciclos e conexões.

Os visitantes brasileiros e estrangeiros ficaram encantados com o parque, que agora possui diversas trilhas de diferentes níveis de dificuldade, amplo espaço para piqueniques, orquidário, redário, tirolesa, espaços de interação, meliponário, trilha aquática, tirolesa e o ecótono, que é uma área de transição entre três ecossistemas: a mata de terra firme, o cerrado e a ressaca.

 

Segundo Clécio Luís, a possibilidade de investimentos por meio de compensações ambientais destas empresas seria uma oportunidade de cuidar ainda mais do Bioparque. “Queremos que essas empresas possam ajudar e, da mesma forma que colocamos aqui a tirolesa, queremos colocar um paredão de escalada para fazer 280 metros de arvorismo. Será uma trilha aérea, entre árvores. Também já conseguimos uma emenda do senador Lucas Barreto para construir um aquário gigante, onde terá nossas espécies de animais nativos. Senador Randolfe também colocou emenda para ser feita uma feira de produtos ecológicos. Enfim, queremos que todos ajudem e venham conhecer o parque”, concluiu.

 

Paulo Lisboa disse que os empresários pensam em parceria por meio de compensações ambientais para melhorar ainda mais o Bioparque e que toda comunidade seja beneficiada. “Vim aqui quando ainda estava fechado, mas reabriu com um novo conceito, está lindo. Um lugar que merece ser preservado. Queremos fazer parcerias para que este espaço melhore ainda mais e possa ajudar a população.

 

Sendo um parque com diversidade de biomas, o Bioparque é uma grande vitrine para estudos acadêmicos e instituições de pesquisas, como Ibama, Embrapa, Iepa e universidades, que utilizarão o espaço para expor produtos e trabalhos científicos, interagindo com a sociedade.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Henrique Silveira