Skip to content

Empreendedores ganham nova estrutura de trabalho no Shopping Popular

Por -

Após 12 anos de espera, o prefeito Dr. Furlan inaugurou neste sábado (15) o Shopping Popular de Macapá. O local é um incentivo ao desenvolvimento local e à economia popular. Inicialmente, o espaço irá receber os trabalhadores que estavam no feirão da rua Antônio Coelho de Carvalho. A cerimônia simbólica foi transmitida ao vivo pela página oficial da prefeitura no Facebook.


Obra
O prédio do Shopping Popular é dividido em dois andares. O térreo possui 114 unidades comerciais internas, que são destinadas aos trabalhadores do feirão e 20 unidades externas, destinadas aos trabalhadores da feira do Caranguejo.


Possui também 2 quiosques institucionais, 2 áreas de serviço e plataforma de acessibilidade. No andar superior estão 7 unidades comerciais, praça de alimentação, 8 banheiros masculinos, 7 femininos e 1 para pessoas com deficiência.


Além disso conta com estacionamento próprio, bicicletário, ciclofaixa, calçada com acessibilidade, paisagismo e urbanização.


A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e custou R$ R $3.982.125,27. O recursos foi destinado através de emenda parlamentar do Senador Davi Alcolumbre (DEM). Além disso, a Prefeitura precisou de um aditivo de serviço no valor de R $900 mil reais.
“Essa é uma entrega muito importante, que resgata a dignidade desses trabalhadores. É o que mais simboliza o que o prefeito Dr. Furlan defende que é a geração de empregos e renda. Todos ganham com essa obra, ganha a população e ganham os empreendedores”, disse o secretário municipal de obras, Otávio Fonseca.


Incentivo à economia
Para dar subsídios e melhores condições de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Inovação (Semtradi), fechou parceria com a cooperativa de crédito Sicoob para cadastro dos empreendedores. Com esta parceria, os empreendedores poderão abrir conta corrente, fazer investimentos, ter acesso a linhas de crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, entre outros benefícios.


Outro recurso apresentado é a parceria com o Sebrae para oferecer programas de capacitação e treinamento de aplicativo para comercialização de produtos, ofertando novas ferramentas de trabalho para melhorar as vendas.


” Essa obra vai mudar o nosso negócio, porque vai ficar mais social. De onde a gente estava, para o shopping, deu uma volta muito grande na nossa vida. Ficou muito bonito, eu vejo bons negócios chegando”, disse a empreendedora Laura Marinho.


Pintura
O novo Shopping Popular conta com dois murais dedicados à valorização da cultura amapaense, que foram pintados pelo artista plástico Jeriel Luz. A primeira pintura foi denominada “Marabaixo, Ritmo e Força”. O painel terá 12 metros de largura e faz parte da área da praça de alimentação. O outro mural “Labor Tucuju- Vida Ribeirinho”, tem 50 metros de largura e está localizado na área externa do shopping.


Jeriel tem mais de 25 anos de carreira, é professor de artes, mas hoje se dedica inteiramente às artes plásticas. Em 2009, criou um estilo próprio chamado Pop art Tucuju. Na sua trajetória, o artista já pintou vários prédios públicos. Além disso, realizou inúmeras exposições coletivas e individuais em todo Estado do Amapá. Também teve seu trabalho exposto no Rio de Janeiro e em duas coletivas internacionais nas cidades de Paris e Lisboa, em 2018.


Nova construção
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura trabalha ainda na construção de uma feira dentro da área do Shopping Popular. A Semtradi contabilizou cerca de 40 feirantes para ocuparem essa área, no entanto, no projeto inicial são disponibilizados apenas 20 boxes. O objetivo com a expansão é atender todos os empreendedores da Feira do Caranguejo que não foram contemplados com o espaço no projeto original.

Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Comunicação Social