
Após um mês de execução dos serviços, a Prefeitura de Macapá reacendeu mais de mil pontos de luz. Os trabalhos de manutenção, que fazem parte do programa Macapaluz, consistem em recuperar os pontos apagados, com a troca e instalação de lâmpadas, no qual representam quase 60% do parque de iluminação. As ações iniciaram pela orla da capital e já beneficiaram mais de vinte locais, entre praças, distritos, ruas e avenidas de grande fluxo.
De acordo com o subsecretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Antônio Ferreira, nesta primeira etapa todo cronograma de atendimento segue alguns critérios de prioridades, entre os quais estão zonas de perigo eminente, maior quantidade de lâmpadas apagadas, vias de maior trafegabilidade e praças. “Estamos atendendo áreas que há muito tempo não eram assistidas. E, ao contrário do que as pessoas pensavam, começamos os serviços pelos bairros periféricos, na zona norte da cidade, e, paralelo a isso, nas praças e ruas de grande tráfego. Nosso objetivo é garantir, além de uma melhor iluminação nas vias, a segurança das pessoas que transitam nelas”.
Todo serviço é orientado com vistorias de acompanhamento e feito por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). Até 23 de junho, a prefeitura busca concluir os trabalhos nos locais que compreendem a Zona 9 (Infraero II, Ilha Mirim, São José, Jardim Caranã, Brasil Novo, Liberdade, Buritis, Morada das Palmeiras, Residencial Bacabas, Amazonas e Curralinho), e, assim, iniciar as localidades da Zona 10 (Conjunto Cajari, Parque Lagoa, Irmãos Platon, Goiabal, Marabaixo I, II, III e IV, Bella Ville, Porto do Céu e Coração).
“Tivemos um pequeno atraso no cronograma por conta da condição crítica em que se encontra a rede elétrica. São cabos não adequados que foram utilizados anteriormente, lâmpadas e ‘braços de lâmpadas’ que estão sendo substituídas. Uma demanda acima do que havíamos planejado durante as vistorias no ano passado”, explica Antônio.
Nas próximas semanas, o Macapaluz atenderá a Praça Barão do Rio Branco e Araxá, Rodovias JK e Duca Serra, Avenida Tancredo Neves e arena do bairro Zerão. Já receberam os serviços: Infraero II, Ilha Mirim, Açaí e Boné Azul; as ruas Beira Rio, General Rondon, Sérgio Arruda e Claudomiro de Moraes; as praças Radialista, Veiga Cabral e Floriano Peixoto; as avenidas FAB, Padre Júlio e José Ferreira Chucre; os distritos de Fazendinha e Tracajatuba; canal do Beirol; Residencial São José e Loteamento Jardim Caranã.
Após a conclusão desta primeira etapa, o Município planeja fazer novos contratos para a execução de serviços de expansão, georreferenciamento, implantação do sistema de gerenciamento e inserção de novas tecnologias.
Márcia Fonseca
Assessora de comunicação/Semob