Skip to content

Em Macapá, LIRAa aponta baixo risco de infestação por mosquitos do Aedes aegypti

Pesquisa foi realizada no período de 21 a 30 de agosto. Em novembro a SMVS inicia o 4° ciclo do LIRAa, os agentes começam o recolhimento de amostragem a partir do dia 6 de novembro

Por Andreia Tavares* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Pesquisa e feita com amostras de água | Foto : Arquivo/PMM

De acordo com o resultado do 3° ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), Macapá está em situação de baixo risco para infestação de mosquitos do Aedes aegypti. Com base nos resultados apontados, a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS) iniciou um cronograma de vistorias, com a intensificação nos bairros que apresentam maior quantidade de criadouros do transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Bairros como Zerão, Fazendinha, Centro , Marabaixo receberam ações que consistem em visitas domiciliares, eliminação de depósitos passíveis de remoção e tratamento focal. Além disso, foram identificados terrenos baldios, lixeira viciadas, fossas abertas e pneus em via pública para serem encaminhados para os setores competentes.

A pesquisa foi realizada no período de 21 a 30 de agosto. Ao todo, neste 3° ciclo, os agentes de campo de endemias visitaram 6 mil casas para coletar amostras e avaliar os possíveis focos em que as larvas de mosquitos podem se proliferar.


O levantamento apontou que o maior foco de proliferação está concentrado em lixos domésticos, sendo responsável por 52%, seguido de 27% de foco de larvas em pneus descartados de forma incorreta.

Aedes aegypti é um mosquito domiciliado que vive dentro ou ao redor dos domicílios. “O mosquito e transmissor de doenças como dengue, chikungunya, febre amarela e zika vírus. Por isso, é de extrema importância que se mantenha os objetos que podem acumular água virados para baixo, assim diminuir os riscos de foco de Aedes aegypti”, explica o titular da pasta, Gilmar Domingues.


Em novembro a SMVS inicia o 4° ciclo do LIRAa, os agentes começam o recolhimento de amostragem a partir do dia 6 de novembro até 14 de novembro.

Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Verificado
Assessora de Comunicação
276 matérias publicadas

Assessora da Prefeitura de Macapá, atuando nas pastas do Bioparque, Secretaria da Mulher e Secretaria de Esporte, também realizo roteiros para as mídias sociais.

Mais publicações de Andreia Loreana Tavares de Jesus Verificado

Assessora de Comunicação