Neste ano, a unidade já passou por 4 bairros de Macapá | Foto: Renato Costa/Semsa
De janeiro a julho de 2022, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher já realizou mais de 4,5 mil atendimentos, entre exames e consultas em Macapá. A carreta já passou pelos bairros Marabaixo IV e Jardim Felicidade II, além do Conjunto Habitacional Macapaba. Desde junho, o serviço está no Residencial Jardim Açucena, na zona sul da capital, onde deverá ficar até o fim do mês de agosto.
São ofertadas consultas com clínico geral e ginecologista; exames de mamografia, tireoide e transvaginal, PCCU (preventivo) e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Também há orientação sobre planejamento familiar, com a dispensação de medicamentos contraceptivos e encaminhamento para a colocação de dispositivo intrauterino (DIU) na rede municipal.
A Carreta da Mulher realiza o agendamento para consultas médicas toda segunda-feira e, para ultrassonografias, todas às sextas-feiras, mediante solicitação médica. Já para fazer exames de PCCU e ISTs não é preciso agendar, basta ir até a unidade tendo em mãos documento de identidade com foto, CPF e cartão do SUS.
“É importante a descentralização desses atendimentos que estão disponíveis também nas nossas unidades básicas para conseguir facilitar o acesso a essa assistência à saúde, que é extremamente importante para detectar precocemente alterações e doenças”, explica a coordenadora municipal da Área Técnica da Saúde da Mulher, Larissa Moraes.
São ofertadas consultas com clínico geral e ginecologista e diversos exames | Foto: Arquivo/PMM