Skip to content

‘Do lixo à ludicidade’: Estudantes da rede municipal de ensino confeccionam brinquedos com materiais recicláveis

Projeto é desenvolvido por professora de educação física com apoio de acadêmicos da residência pedagógica da Unifap

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Alunos da Emef Maria Luiza Bello, participam do projeto “Do lixo à ludicidade” |Foto: Mary Paes\PMM

A educação ambiental é um dos pilares que norteiam a gestão da Prefeitura de Macapá, que vem apoiando projetos desenvolvidos nas escolas do município. A iniciativa “Do lixo à ludicidade” realizada neste sábado (1°), é um desses projetos que abordam o cuidado com a natureza, reaproveitando materiais recicláveis para a fabricação de brinquedos pelos próprios alunos da Emef Maria Luiza Bello.

A exposição de brinquedos encantou quem esteve na quadra poliesportiva da Universidade Federal do Amapá, onde aconteceu o evento.

Os brinquedos foram confeccionados por estudantes dos 1° ao 5° ano do ensino fundamental I.
A fabricação dos brinquedos traz uma particularidade interessante que é a de trazer os pais para produzirem o material junto com seus filhos na escola. Essa presença familiar significa muito no processo da educação das crianças.

Katia Souza, idealizadora do projeto “Do lixo à Ludicidades”, é professora de educação física e doutoranda em Aprendizagem Solidária. Souza diz que esse projeto surge como um teste dessa aprendizagem dentro da escola.

“É um meio de outros professores conhecerem a metodologia e as crianças interagirem com ela. Dessa forma, sabemos se a prática funciona bem, ou não. O projeto surge de maneira tímida e com o tempo ganhou proporções maiores, permitindo diversas parcerias. As crianças começaram coletando o lixo ao redor da escola, do quintal de suas casas e de vias públicas”, frisa.

Professora Katia Souza, idealizadora do projeto | Foto: Mary Paes\PMM

Ana Clara, residente de Educação Física da Unifap, fala da sua satisfação em fazer parte do projeto “Do Lixo à ludicidade” e como essa experiência impacta na sua formação universitária.

“O projeto promove a interação da comunidade escolar com o lúdico, através da reciclagem e trazendo consciência ambiental às crianças que serão agentes de transformação em seu meio social. É uma alegria estar ajudando a promover essa mudança na forma de pensar o ambiente e todas as questões que envolvem a vida do ser humano em sociedade. O projeto traz reflexos positivos na minha formação”, declarou.

A Diretora Franciana Baía Ferreira, da Emef Maria Luiza Bello, ressalta a importância do projeto partir do componente curricular Educação Física “Muitas pessoas pensam que a educação física trabalha apenas o corpo, na verdade, ela trabalha também a mente, a criatividade, o cognitivo e a inteligência emocional. Todos esses benefícios resultaram nessa produção linda dos nossos alunos”, disse orgulhosa.

Diretora Franciana Baía, da Emef Maria Luiza Bello. Foto: Mary Paes \PMM

A partir da coleta de material reciclável, passaram a produzir os brinquedos, com a orientação da professora e dos acadêmicos da residência pedagógica de Educação Física da Unifap.

Heitor Gouveia, estudante do 4° ano da Emef Maria Luiza Bello, disse que sua maior alegria é fabricar brinquedos para outras crianças brincarem “Isso me deixa muito feliz”, disse.

Heitor Gouveia, estudante da Emef Maria Luiza Bello | Foto: Mary Paes PMM

A Secretária Municipal de Educação, Monick França, falou do comprometimento de sua gestão com a educação ambiental.

“Essa iniciativa tem total apoio da Prefeitura de Macapá e da Semed. É um projeto que aborda a ludicidade a partir da fabricação de brinquedos confeccionados com materiais que iriam parar no lixo. Dessa forma, visa contribuir com o desenvolvimento da consciência ambiental em nossas crianças”, destacou.

Secretária Municipal de Educação, Monick França. Foto: Mary Paes \ PMM

A programação contou com solenidade de entrega da brinquedoteca itinerante e mesa-redonda com os gestores da escola que responderam as perguntas do público infantil.

Essa atividade da escola Maria Luiza Bello da Silva tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio do Programa de Residência Pedagógica.

Fotos: Mary Paes \ PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
304 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação