Skip to content

Dia do Trabalhador na Praça Floriano Peixoto reúne milhares de pessoas para o bingo e a tradicional pescaria

Foram disponibilizadas 2,5 toneladas de pescado (tambaqui e pirapitinga) no principal lago da Praça

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Emanuelle Gomes /PMM

Mal acabara de amanhecer, e a Praça Floriano Peixoto já contava com um grande número de pessoas ao redor do lago, para a comemoração do dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, com a tradicional pescaria comunitária, realizada pela Prefeitura de Macapá.

Este ano, foram disponibilizadas para a pescaria, 2,5 toneladas de pescado (tambaqui e pirapitinga) no principal lago da Praça.

O professor Antonio Barbosa, de 28 anos, contou que foi um dos primeiros a chegar, ainda de madrugada.

“A gente veio de madrugada, eu e meus amigos, e ficaremos o dia todo aqui. É divertido e a gente ainda leva peixes pra casa”, disse. O evento reuniu milhares de pessoas e ofereceu uma vasta programação ao público, incluindo Bingão do Trabalhador com premiações como 5 bicicletas, 4 smart tvs, uma geladeira e uma moto zero quilômetros 175 cilindradas.

Show Guitarradas Amazônicas com Nonato Leal, o arrocha de Thamires Cristina e as marcantes de Nelsinho Rodrigues, fizeram parte das atrações culturais, que animaram a festa, sob a organização da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

O casal José Edson e Edilene, moradores do município de Santana, se deslocaram até Macapá para prestigiar a festa dos trabalhadores. “Viemos conhecer a programação e estamos gostando bastante. Nosso sobrinho está pescando e nós estamos aproveitando para vivenciarmos momentos juntos, de uma forma um pouco diferente daquilo que estamos acostumados”, explicou José Edson.

Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, o sentimento é de alegria e gratidão em poder proporcionar aos trabalhadores, momentos de descontração e confraternização entre familiares, amigos e sociedade.

“Essa festa linda foi toda pensada para o trabalhador, que é um dos principais responsáveis pelos nossos índices de crescimento. Macapá é a capital que mais cresce nos índices de empregabilidade do país”, destacou Dr. Furlan.

A Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), em parceria com as Lojas Center Kennedy, foi a responsável pela competição do maior peixe do dia, premiando os participantes que conseguiram fisgar os maiores exemplares.

A premiação foi distribuída nas categorias, campeões masculino e feminino, com troféu, boné e voucher de R$ 200,00 em compras na Center Kennedy Camping. E a categoria campeão infantil, com a premiação de troféu, boné e uma piscina de 1000 litros.

Já no Bingão do Trabalhador, a servente Sueli Pinheiro, de 45 anos, foi a ganhadora de uma das bicicletas e estava muito feliz. “Hoje é o meu aniversário, e eu ganhei esta bicicleta! Estou muito feliz com meu presente”, exclamou, emocionada.

Jessica da Silva, estava ainda mais feliz, por ter sido a ganhadora da moto 175 cilindradas. A dona de casa estava emocionada, e quase não conseguia pronunciar as palavras de agradecimento.

Nesta edição, uma ação importante passou a fazer parte da programação do Dia do Trabalhador, o projeto que incentiva a coleta de garrafas pets, idealizado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Semzur). A cada 20 garrafas pets entregues dava direito a uma cartela para concorrer ao bingo.

A iniciativa arrecadou mais de 200 mil garrafas pets, que serão doadas às cooperativas que reutilizam o produto para a fabricação de vassouras e outros itens da economia sustentável.

O secretário da zeladoria urbana, Helson Freitas ressaltou a importância do projeto, como forma de colaborar com a preservação do meio ambiente.

“O plástico representa 40% do material descartado de forma irregular, isso pode influir diretamente nos canais, nas bacias, na qualidade de vida das pessoas e dos seres vivos como um todo. Então, um movimento deste que envolveu funcionários públicos e sociedade, tem um grande valor, e impacta de forma positiva na vida de todos nós”, pontuou o secretário.

O evento contou com as parcerias das secretarias de Zeladoria Urbana (Semzur), de Agricultura (Semag), do Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Saúde (Semsa), Vigilância em Saúde (SMVS), Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), Guarda Municipal, Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur).

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação