Skip to content

Desfile cívico das escolas da zona norte de Macapá reúne mais de 600 estudantes

25 instituições municipais participaram da celebração do 'Bicentenário da Independência do Brasil'.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Participaram do desfile 25 escolas da zona norte de Macapá | Foto: Rogério Lameira/PMM

Mais de 600 estudantes municipais comemoraram o “Bicentenário da Independência do Brasil”, em um desfile cívico que percorreu a Rodovia do Curiaú nesta terça-feira (13). Participaram do desfile 25 instituições da zona norte de Macapá, entre creches e escolas.

FOTOS: escolas municipais da zona norte levam mais de 600 alunos para desfile cívico em Macapá

O tema do evento foi “Educação em Ação: novos tempos, novos desafios”, e celebrou os avanços educacionais conquistados desde o retorno das aulas presenciais. Cada um dos 18 pelotões abordou um tópico diferente, como o plano de recomposição de aprendizagem e a Olimpíada de Matemática.

“Estamos celebrando a esperança, o patriotismo e os avanços na educação, que tem sido prioridade desde o início da nossa gestão. Foram muitas conquistas, mas não vamos parar por aqui. Estaremos todos os dias lutando por mais dignidade e qualidade de vida para nossa população”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes.

Além das instituições municipais, participaram do desfile duas escolas particulares e as bandas da Guarda Civil de Macapá e do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Tema do evento foi ‘Educação em Ação: novos tempos, novos desafios’ | Foto: Rogério Lameira/PMM

Esta é a primeira vez em dois anos que ocorre o evento, que foi suspenso em 2020 e 2021 devido a fase grave da pandemia da Covid-19. Para a secretária escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Felicidade, Leia Nazário, o momento serviu para promover a união de toda a rede municipal.

“É uma forma de ensinar as crianças e ver como a educação está avançando. As crianças se empolgaram muito, depois de dois anos de expectativa, e todos saíram muito satisfeitos”, disse a secretária.

A estudante Maryna Pinheiro, da Emef Raimunda Virgolino, representou junto de suas colegas a tradição do marabaixo na Rodovia. Agora, ela conta que conhece mais sobre a cultura e tradições locais.

“Achei legal, foi o primeiro desfile que participei e fiquei nervosa no início, mas agora já quero outro. Gosto da cultura do marabaixo, e consegui aprender várias coisas nessa preparação. Esse tipo de evento é muito importante”, conta a estudante.

O desfile desta terça-feira encerrou a semana de comemorações escolares do bicentenário da independência, que contou ainda com desfiles cívicos das escolas rurais e da zona sul.