Skip to content

CTMac remove veículos em estado de abandono de vias públicas de Macapá

Veículo abandonado ou acidentado pode ser removido quando não houver responsável no local

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá iniciou nesta quarta-feira (25) a operação “Saturação Veículos Abandonados”, com o serviço de remoção de automóveis abandonados em vias públicas da capital. No primeiro dia de ação foram retirados 3 ônibus abandonados, no bairro Central.

A medida administrativa é regulamentada pela Lei 14.440/2022 que regulariza, no artigo 279-A, “que veículos em estado de abandono ou acidentados poderão ser removido para o depósito fixado pelo órgão ou entidade competente do Sistema Nacional de Trânsito, independentemente da existência de infração à legislação de trânsito, nos termos da legislação do Contran”. Ou seja, o veículo acidentado poderá ser removido quando não houver responsável no local do acidente ou em estado de abandono.

A CTMac, responsável pela atuação, notificará o proprietário do veículo ou o condutor autuado por meio eletrônico, mediante sistema de notificação eletrônica definida pelo Contran.

O presidente da CTMac, Andrey Rêgo, explica que o abandono de carros gera prejuízos à limpeza, à saúde e à mobilidade urbana da cidade e pede a colaboração da população para identificar os locais onde estão esses veículos.

“Os agentes da CTMac trabalham com a participação dos cidadãos, que ajudam com a identificação desses carros por meio de denúncia. Um veículo abandonado pode acabar se tornando um depósito de lixo ou de água parada, possibilitando doenças, além de atrapalhar o fluxo no trânsito e ocupar uma vaga”, diz Andrey.

Como denunciar

O cidadão pode indicar o endereço onde o veículo encontra-se abandonado por meio do disk denúncia: 98100-0799.