Skip to content

CTMac informa balanço das infrações de trânsito de janeiro a outubro de 2023

Em locais de fiscalização por videomonitoramento houve uma diminuição de acidentes com fatalidades e infrações de trânsito em comparação aos anos anteriores

Por Fernando Tavares - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá | Foto: arquivo/PMM

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá – CTMac realizou o balanço das infrações de trânsito – de janeiro a outubro de 2023. Ao todo 60 mil infrações de trânsito foram cometidas de janeiro a outubro deste ano, em média cinco a seis mil infrações por mês. Estacionamento irregular resultou em 65% das infrações cometidas neste período, os outros 35% são dos demais artigos do Código de Trânsito Brasileiro. 

Confira as principais infrações:

Não usar o cinto de segurança; dirigir sem atenção; estacionar em pista de rolamento das vias; estacionar no passeio; estacionar ao lado ou sobre marcas de canalização; estacionar em guia de calçadas rebaixada a veículos; estacionar em fila dupla; estacionar em desacordo com a regulamentação; estacionar em local e horário proibido pela sinalização; estacionar em vagas destinadas a idosos; estacionar em vagas reservadas a Pessoa com Deficiência – PCD; transitar veículos em calçadas, passeio; executar operação de conversão proibido pela sinalização; avançar sinal vermelho no semáforo; deixar de dar preferência ao pedestre; transporte remunerado de passageiros; dirigir veículo utilizando celular e dirigir manuseando o aparelho celular.  

Fiscalização viária

Em locais de fiscalização por videomonitoramento por meio de câmeras e radares houve uma diminuição de acidentes com fatalidades e infrações de trânsito em comparação aos anos anteriores, aumentando a segurança viária da população, conforme dados do Centro Integrado de Operações de Defesa Social – Ciodes e Batalhão de Policiamento de Trânsito – Bptran. 

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
291 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação