Skip to content

CRAS Simpatia promove 1ª caminhada em prol da saúde mental

Idosas assistidas pelo centro puderam participar de uma atividade diferenciada com foco na qualidade vida

Por Aline Silva* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

 Ação é realizada em parceria com o grupo terapêutico Força e Equilíbrio, da UBS Pedro Barros | Foto: Nágila Rocha/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Simpatia, promoveu nesta sexta-feira (26), a primeira caminhada em conscientização ao Janeiro Branco, em prol da saúde mental. A ação é realizada em parceria com o grupo terapêutico Força e Equilíbrio, da UBS Pedro Barros.

O trajeto iniciou na orla da Fazendinha e se estendeu até o centro da Igreja Santa Terezinha, onde as usuárias fizeram uma aula funcional, com o educador físico, Luis Pires, que ministrou a atividade física e comandou o percurso da caminhada, seguida por um bate papo com troca de vivências, conselhos e orientações direcionadas à temática da ação.  

A programação contou, com uma roda de conversa com a Psicóloga Ana Paula e a Assistente Social Meiri Rosi, que incentivaram a população nos cuidados necessários e a importância da promoção de hábitos e ambientes saudáveis como medidas de prevenção de doenças psíquicas.

Maria de Nazaré Brito Gomez, 77 anos, aposentada e usuária do CRAS, conta que é a primeira vez que participa de uma atividade como essa, agradeceu por ter a oportunidade de agregar o bem-estar do corpo e da mente.

“Hoje tivemos uma caminhada muito prazerosa que estimulou os cuidados com a nossa saúde, tanto física quanto psíquica. Agradeço por este momento e que possamos participar de muito mais”.

 

Darliene Bastos, Coordenadora do CRAS Simpatia declara sua satisfação em poder desenvolver práticas como estas.

“Fazer essa caminhada, foi a maneira que pensamos para diversificar as tarefas com nossas idosas. Abordar assuntos referentes aos cuidados com a psicomotricidade é muito importante, principalmente depois da pandemia da Covid-19 em que muitas pessoas adquiriram ansiedade e depressão”, conta a Coordenadora do CRAS Simpatia.      

 

Confira mais fotos: