As ações do Cras Itinerante aconteceram de forma simultânea no Conjunto Habitacional São José, zona sul e no bairro Novo Horizonte, zona norte de Macapá | Foto: Fabio Costa/PMM
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta quarta-feira, 30, mais uma edição do Cras Itinerante, com atividades simultâneas nos bairros Novo Horizonte, na Zona Norte, e Habitacional São José, na Zona Sul da capital. A ação foi coordenada pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Felicidade e Amor.
A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos, fortalecer a rede de proteção social e garantir que os serviços públicos cheguem a quem mais precisa. Foram ofertados diversos atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, bem-estar e lazer.
Entre os principais serviços oferecidos estiveram a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), orientações sobre o Programa Bolsa Família, emissão das carteirinhas do idoso e da pessoa com deficiência (PCD), orientações jurídicas e atendimentos com assistentes sociais. A parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) também garantiu encaminhamentos para estágios remunerados.
Moradora do bairro Novo Horizonte, Gerlane Vanessa aproveitou para atualizar seu CadÚnico e também cuidar da saúde e da autoestima.
“Essa ação facilita muito para gente conseguir fazer todos esses procedimentos, principalmente para nós que somos mães. Fica mais acessível quando recebemos esses serviços no nosso próprio bairro”, destacou.
Gerlane Vanessa aproveitou a oportunidade para atualizar seu CadÚnico e também cuidar da saúde e da autoestima | Foto: Fabio Costa/PMM
Na área da saúde, foram disponibilizados atendimentos com clínico geral, pediatra, psicólogo, nutricionista e odontólogo, com entrega de kits de higiene bucal. A população também teve acesso à vacinação, aferição de pressão arterial, testes rápidos, glicemia, tipagem sanguínea, triagem, atendimento fisioterapêutico e veterinário, com aplicação de vacina antirrábica.
Os serviços de beleza e cuidados pessoais também foram destaque na programação. Com apoio de projetos sociais, como o PodJovem, e instituições parceiras, foram oferecidos corte de cabelo, designer de sobrancelhas, limpeza de pele, massoterapia, auriculoterapia, manicure e tranças nagô.
O secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, ressaltou a importância da ação.
“É uma forma de facilitar o acesso para quem mais precisa, levando aos nossos usuários serviços de saúde, cidadania, bem-estar e, principalmente, ações da assistência social disponíveis pela Casa do Bolsa. O objetivo é descentralizar o atendimento e garantir inclusão social nos territórios mais distantes dos centros urbanos”, afirmou.
Pedro Filé, Secretário de Assistência Social do Município de Macapá | Foto: Fabio Costa/PMM
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, Coordenação de Saúde Bucal, instituições de ensino como Estácio, Senac, Unama, Florence, além do CIEE e da Subprefeitura da Zona Sul.
O Cras Itinerante integra o calendário de ações da Prefeitura de Macapá e reafirma o compromisso da gestão municipal em promover inclusão, cidadania e dignidade para todos os moradores da capital.
Galeria de imagens | Fotógrafo: André Valente/PMM