Skip to content

CRAS Igualdade promove ação de prevenção da gravidez na adolescência

Foram ofertados serviços de atendimento terapêutico, ambulatorial e orientações com o Conselho Tutelar

Por Aline Silva - Secretaria Municipal de Assistência Social

Foto: Aline Silva/PMM

Com o intuito de conscientizar a comunidade e principalmente jovens e adolescentes, a Prefeitura de Macapá realizou nesta quinta-feira (6), uma ação alusiva a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência com diversos serviços para mulheres em situação de vulnerabilidade social no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Igualdade, no bairro Marabaixo III.

A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, acontece anualmente no início do mês de fevereiro, e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a prevenção da gravidez precoce, e disseminar informações a respeito do fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes. 

Renata aproveitou para participar dos atendimentos | Foto: Aline Silva/PMM

Renata Guedes da Cunha, de 20 anos, é mãe de três crianças e sua primeira gestação foi aos 15 anos. A jovem compartilhou sobre sua experiência, e ressaltou a importância do diálogo familiar.

“É muito importante esse tema que eles trouxeram hoje, eu por exemplo fui mãe na minha adolescência e não foi nada fácil, ainda bem que tive uma rede de apoio maravilhosa em casa que me ajudou bastante. Digo por experiência própria que a conversa dentro do nosso seio familiar é extremamente necessária, eu creio que esse seja o diferencial em cada família”, ressaltou.     

A ação foi realizada em parceria com o Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães (Ijoma) e Faculdade Estácio, e ofertou atendimento laboratorial, coleta de PCCU, testes rápidos, atualização do Cadastro Único, acolhimento com o Conselho Tutelar da Zona Oeste, atendimento terapêutico e procedimentos estéticos, como forma de elevar a autoestima, estimular o  autocuidado e garantir um espaço dedicado a saúde física e emocional.

Simone Coelho, Coordenadora do Cras Igualdade, afirma que o propósito da ação é facilitar o acesso às informações, garantir suporte às famílias e oferecer oportunidades para o futuro.

“Mais uma grande ação, pensando no bem-estar do nosso público. O nosso foco aqui é chamar a atenção da sociedade, sobre o apoio familiar e de órgãos públicos competentes, incentivar a educação sexual dentro das residências e os cuidados por meio dos métodos contraceptivos, principalmente onde a maternidade precoce é normalizada”.

Claudia Leão

Claudia Leão

Verificado
Assessora de Comunicação
232 matérias publicadas

Claudia Tamires Leão é egressa da primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Com mais de 10 anos de carreira, já atuou na assessoria de diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça do Amapá, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), o jornal A Gazeta, a Secretaria de Saúde do Amapá, a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e a assessoria parlamentar do vereador Alexandre Azevedo. Atualmente, é coordenadora de Jornalismo na Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de Claudia Leão Verificado

Assessora de Comunicação