Ecobags e camisetas são confeccionadas pelos alunos do curso, que ainda irão aprender a fazer maiôs e sungas nos próximos dias | Foto: Wellington Barros/PMM
Com foco em gerar renda para empreendedores da costura, durante o Macapá Verão 2023, a Prefeitura de Macapá, em parceria com o coletivo Modamazon, segue com as aulas de “Costura Moda Praia”, ofertado pela Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).
As aulas acontecem no Centro Comunitário Profissionalizante do Congós (CCPC), Zona Sul da cidade, das 8h às 12h e está na fase de produção de ecobags e camisetas.
Empreendedora do ramo, Clivia Lopes, 36 anos, tem um ateliê de customização de roupas e está no curso para aprender a incrementar ainda mais suas peças e a costurar biquínis, maiôs e sungas.
Clivia Lopes já tem um ateliê de customizaçao e pretende adicionar as peças de moda praia em seus negócios | Foto: Wellington Barros/PMM
“Para mim é novidade. Só trabalhava com customização e agora está sendo um mercado novo. É uma oportunidade nova de mexer com essas peças e aprender a costurar. Além de ser uma ótima oportunidade de levantar uma renda extra”, falou.
Serão 120 ecobags e camisetas produzidas pelos alunos. As peças serão vendidas durante os eventos do Macapá Verão 2023 e em um stand nas dependências de um shopping na Rodovia Josmar Pinto (antiga JK).
Laura Marinho é costureira há dois anos, começou a costurar durante a pandemia. Ela ressaltou que a oportunidade de fazer o curso vai ajudá-la a aprimorar o que já sabe e aprender novas técnica.
Laura Marinho mora no bairro universidade e começou a costurar no período da pandemia | Foto: Wellington Barros/PMM
Durante essa fase do curso os alunos aprendem o processo de corte, modelagem e montagem. Após toda a produção, o material será finalizado com pintura serigráfica, tendo como temática os pontos turísticos de Macapá.
Nos próximos dias, além das ecobags e camisetas, os alunos também irão aprender a fazer biquínis, maiôs, saídas de praia, cangas e sungas. As aulas são ministradas por profissionais do coletivo Modamazon.
Costureira há mais de 30 anos, e instrutora do curso, Irene Gama fala da importância do curso nesse período do ano.
“Sem dúvida uma oportunidade ótima para empreender na área através da costura. Estamos ensinando o passo a passo para que eles saiam daqui prontos para o mercado”, garante a instrutora.
Irene Gama é instrutora do curso e uma das fundadoras do coletivo Modamazon, que surgiu em 2018 | Foto: Wellington Barros/PMM
Titular da Semtradi, a secretária Marciane Santo reforça o compromisso da gestão com o empreendedorismo local.
“Registro o nosso agradecimento a todos os envolvidos no curso e ressalto a importância da valorização necessária pela moda autoral macapaense, que além de gerar renda, valoriza a nossa mão de obra local e a criatividade”.
Instrutora apresentando peças produzidas pelos alunos para a secretária da Semtradi, Marciane Santo | Foto: Wellington Barros/PMM
Instrutores do Modamazon ensinando a modelagem e corte de camisetas | Foto: Wellington Barros/PMM
veja mais fotos do curso:
Fotos: Wellington Barros/PMM