
O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou nesta sexta-feira, 13, as eleições para as entidades que irão compor o órgão no biênio 2020/2021. Participaram do processo entidades governamentais e não governamentais, movimentos sociais sem personalidade jurídica nos segmentos usuário, trabalhador na saúde e gestor ou prestador do SUS.
Por aclamação, dez conselheiros e respectivos suplentes foram eleitos. No entanto, um novo processo de inscrições acontecerá para o preenchimento das vagas remanescentes. As vagas serão preenchidas pela obtenção do maior número de votos, obedecendo inicialmente ao número disponível de vagas nos segmentos usuário e trabalhador. “Tivemos procura em todos os segmentos, mas algumas entidades tiveram sua participação indeferida, gerando, assim, vagas que precisam ser preenchidas para garantir o bom funcionamento do conselho. Nossa previsão é que até o fim de março as vagas sejam preenchidas para dar continuidade à posse dos conselheiros”, explicou a secretária executiva Rainize Marques.
O CMS conta com a participação de 16 entidades, sendo 8 do segmento usuário, 4 do trabalhador e 4 do segmento gestor. Após a eleição das entidades, será realizada, em nova data, a eleição para a diretoria.
O Conselho
É um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo e normativo que atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política de Saúde no município de Macapá, inclusive, nos aspectos econômicos e financeiros.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa