Skip to content

Conselheiros Tutelares eleitos em 2023 no município de Macapá tomam posse para a gestão 2024/2028

São 15 conselheiros tutelares e 15 suplentes para a gestão de 4 anos, que responderão pela zonas Norte, Sul e Oeste da capital

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Posse dos Conselheiros Tutelares das zonas Norte, Sul e Oeste de Macapá | Foto: Jesiel Braga /PMM

Nesta quarta-feira (10), os 15 conselheiros tutelares e seus suplentes, eleitos pela população no ano passado, foram empossados e diplomados em cerimônia realizada no auditório da Fecomércio Amapá, localizado na área central da cidade. Os conselheiros vão defender os direitos das crianças e dos adolescentes nas zonas norte, sul e oeste de Macapá pelos próximos quatro anos.

Mônica penha, prefeita de Macapá, em exercício, realizou a chamada dos conselheiros tutelares e suplentes, para a diplomação e posse. Para ela, o trabalho de conselheiro não é tarefa fácil, porque requer resistência, resiliência e força. “Nós estamos acreditando em pessoas, apostando em pessoas e trabalhando em prol das pessoas. E hoje damos posse àqueles que batalharam e venceram, e hoje estão aqui com a vitória garantida e aptos a trabalharem pelo direito de nossas crianças e adolescentes”, exaltou a prefeita em exercício.

O secretário João Henrique, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) falou da importância do momento para a sociedade amapaense. “A gente sabe o quanto é importante fortalecer esse Conselho e demais órgão públicos que têm essa responsabilidade de proteger as nossas crianças e adolescentes. É fundamental que toda essa rede de apoio funcione em harmonia para que possamos atingir os nossos objetivos”, destacou o secretário.

Por sua vez, a conselheira tutelar, Huelma Medeiros, empossada e diplomada na cerimônia, enfatizou o papel do conselheiro na sociedade. “O conselheiro tutelar é o representante da comunidade que o escolheu para esta função, por meio de uma eleição unificada que acontece de quatro em quatro anos”, Ela ainda destacou a  Resolução nº 170/2014 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que estabelece a necessidade de um Conselho Tutelar a cada 100 mil habitantes, ressaltando a criação de um novo Conselho na zona oeste de Macapá.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jefferson Monteiro, a ampliação do número de colegiados trará mais agilidade e resolutividade no atendimento dos casos. Cada Conselho é composto por cinco membros e seus suplentes.

Os conselheiros tutelares foram escolhidos pela população em outubro de 2023, no 3º Processo de Escolha Unificada do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), para o mandato de 2024 a 2028.

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima.

A cerimônia de posse e diplomação contou  com a presença de secretários municipais, guarda municipal, coordenador da Promotoria da Infância e Juventude Leonardo Rocha, vereadores e demais autoridades públicas das esferas municipal, estadual, federal e sociedade civil organizada.

Relação de Conselheiros Tutelares empossados e diplomados – gestão 2024 a 2028

  • Titulares – Zona Sul:

Rozana Duarte Cordeiro

Edna Rodrigues de Oliveira

Cristiane dos Santos Souza

Huelma Medeiros Nogueira

João Gomes Marques Neto

  • Suplentes – Zona Sul:

Josely da Silva Nascimento

Ed Carlos de Oliveira dos Santos

Eugenio Ramonn leite Machado

José Miguel Matos Soares

Waldir Cosme Teixeira Moraes Filho

  • Titulares – Zona Norte:

Jonivaldo dos Santos Pereira

Edivan Amaral de Souza

Marcio Antonio Valois Lopes

Elizete Trindade da Cruz

Marinete Monteiro do Nascimento

  • Suplentes – Zona Norte:

Jéssica Jhully Amanajás de Souza Lima

Josiel Vieira Moreira

Odazilma Quaresma Mendes

Sandro Rafael Souza Penante

Alan Carlos Reis da Silva

  • Titulares – Zona Oeste:

Rosane da Silva Ribeiro

Camila Virgilio da Silva Azevedo

Ana Claudia Souto de Melo

Osvaldino Brabo dos Santos

José Paes Dias Neto

  • Suplentes – Zona Oeste:

Alielson da Conceição de Sena dos Santos

Helton Luiz Costa de Sousa

Gleika Michele Lau Ferreira

Tatiana Palheta Neves

Romário Brito da Silva

| Fotos: Jesiel Braga /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
301 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação