
Em plenária, comunidades dos distritos de Tracajatuba, São Joaquim e Santa Luzia do Pacuí apresentaram as demandas ao Executivo municipal, no fim de semana, durante o Congresso do Povo. Na oportunidade, estiveram presentes representantes de mais de 25 localidades. Nove conselheiros foram eleitos.
Dentre as principais demandas apresentadas estiveram a falta de estrutura em ramais, escolas e UBS’s; melhores condições da rede de iluminação pública; melhoria no setor da agricultura; reforma dos balneários; regularização fundiária e estrutura para o trabalho dos agentes distritais. No distrito de Tracajatuba III, moradores solicitam a construção de um novo posto de saúde, passarelas e a abertura de ramal.
“Nossa comunidade é uma ilha, só chegamos lá por meio de embarcação. Estamos isolados e sofremos com a falta de acesso. Além disso, as passarelas precisam ser reformadas e um novo posto de saúde construído. Mas nosso maior pedido é para a abertura de um ramal, a falta de acesso dificulta a escoação da nossa produção”, apresentou a moradora do distrito de Tracajatuba III, Helena Lobato.

Em resposta aos pedidos apresentados durante a plenária, o prefeito Clécio Luís ressaltou o comprometimento com o trabalho de melhoria nos ramais e vicinais da região do Pacuí. “Nos comprometemos em planejar e trabalhar nos ramais durante o verão. Antes, esse trabalho era feito pelo Governo do Estado. Porém, foi mais um serviço abandonado que tomamos frente para fazer. Faremos aos poucos, mas com o apoio dos prefeitos de Cutias e Itaubal, e dos nossos deputados e senadores”.
Em apoio aos serviços de manutenção dos ramais no município, o senador Davi Alcolumbre anunciou, durante a plenária, a autorização, por meio do Ministério da Agricultura, de emenda no valor de R$ 7,5 milhões para a compra de máquinas e equipamentos, e manutenção de ramais e vicinais. “Recebemos a notícia com muita alegria e é por isso que não podemos tratar a região do Pacuí isoladamente. Juntos, devemos buscar soluções para problemas que são históricos. Até o fim de setembro, este recurso será liberado e assim traremos melhorias para as estradas e agricultura local. Além disso, nos comprometemos em buscar solução junto ao secretário institucional da OI, para melhoria do sistema de comunicação na localidade de São Joaquim”.

Para o setor da agricultura, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abraão, destacou que somente no ano passado mais de 41 áreas da região receberam os serviços de preparo da terra. “Trabalhamos de forma intensa. E ressaltamos que das cinco máquinas que a prefeitura possui três atuarão na região do Pacuí, este ano. Já licitamos a patrulha mecanizada adquirida por intermédio de emenda do senador Davi, e que deverá ser entregue a partir de agosto”.
Também participaram da plenária a vice-prefeita Telma Nery, o senador Randolfe Rodrigues, o deputado estadual Paulo Lemos, os vereadores Rinaldo Martins, Gean do NAE, Caetano Bentes, Diogo Sênior, Patriciana Guimarães, Alciney Maciel, Jailson Picanço, Bruna Guimarães e Maraína Martins, o vice-prefeito de Itaubal, José Serafim e o prefeito de Cutias do Araguari, professor Amanajás.
Márcia Fonseca
Assessora de comunicação/Semob