
A Prefeitura de Macapá oficializou nesta quarta-feira, 2, o encerramento das atividades da Farmácia Popular, administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O ato é consequência do fim do repasse federal para o serviço, anunciado e definido em março deste ano pela Presidência da República.
No dia 29 de junho, a Semsa recebeu ofício do Ministério da Saúde que autorizava o fechamento da farmácia. A secretaria ainda estuda a destinação do espaço. Uma das possibilidades é que o prédio seja transformado na Farmácia Especializada do Município.
Para atender a demanda da Farmácia Popular, pacientes com receituário da rede municipal podem retirar os medicamentos, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Um inventário foi feito para quantificar o estoque excedente de medicamentos, que foi integrado às farmácias da rede, logo os usuários podem procurar a UBS mais próxima de sua casa para a retirada dos remédios”, explica a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.
Inaugurada em dezembro de 2006, a unidade faz parte do convênio entre Município e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que mantém medicamentos a preço de custo para a venda. Em Macapá, mensalmente, 3.500 pessoas eram beneficiadas com o serviço da farmácia, e todos os valores arrecadados eram repassados integralmente à fundação.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa