Skip to content

Clínica-escola Coração Azul realiza festa junina com objetivo de incluir autistas em todos os ambientes sociais

Arraiá do Orgulho Autistas contou com quadrilha, bingo, pescaria, comidas típicas e muitas brincadeiras. Festividade reuniu mais de 80 famílias atípicas

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Quadrilha junina com os alunos atendidos pela Clínica-escola Coração Azul | Foto: Nágila Rocha/PMM

A Clínica-escola Coração Azul realizou, neste sábado (15), o Arraiá do Orgulho Autista, na quadra do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, área central de Macapá, para comemorar o Dia Mundial do Orgulho Autista datado no dia 18 de junho e tem o objetivo de promover a conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em toda a sociedade.

Cerca de 80 famílias participaram da festividade, que contou com tudo que se pode esperar de uma festa junina, desde a tradicional quadrilha, até as brincadeiras de argolas e pescaria, além das comidas típicas, mingau de milho e canjica.

Patrícia Pena, diretora da Clínica-escola, destacou a importância do evento para promover a inclusão desse público em todos os ambientes sociais.

“O objetivo maior da nossa festa é a inclusão das crianças autistas nos eventos que fazem parte da nossa vida em sociedade. E também mostrar para os pais que isso é possível. Por exemplo, a participação delas na quadrilha é por vontade própria, e se sentem felizes em socializar com outras crianças”, explicou a diretora.

O motorista de aplicativo, Maurício Sampaio, de 41 anos, e sua esposa Gleiceane Costa, falaram de como estavam contentes em trazer os filhos Carlos e Kauan, para aproveitarem a festa. Os meninos estudam na escola velho Chico, na comunidade de Curralinho, e são atendidos pelos profissionais da Clínica-escola.

Gleiceane fez questão de ressaltar o quanto o atendimento na instituição tem dado resultados no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças.

“As atividades de inclusão são muito importantes. Meu filho Kauan, de 9 anos, era não verbal e agora fala mais que a boca”, brincou a mãe do menino.

O secretário de Educação de Macapá, Madson Millor, esteve no evento e deu ênfase às ações de inclusão desenvolvidas pela Secretaria.

“Trabalhar a inclusão em todas as suas formas é uma das prioridades da gestão municipal, só assim podemos alcançar os objetivos de uma educação, realmente, de qualidade”, finalizou o secretário.

Sobre o Dia Mundial do Orgulho Autista

A data é comemorada em 18 de junho, e foi criada em 2005, pela organização americana Aspies for Freedom para celebrar a neurodiversidade e as diferenças, bem como desconstruir visões negativas sobre o autismo.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação