Skip to content

Clínica-escola Coração Azul oferece Sala de Integração Sensorial para estudantes com espectro autista

Para o tratamento das disfunções sensoriais são utilizados equipamentos que estimulam sentidos táteis, auditivos, visuais, de força, movimento e equilíbrio

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Sala de Integração Sensorial I Foto: Jesiel Braga/PMM

Desde que foi inaugurada pela Prefeitura de Macapá, em maio de 2022, a Clínica-escola Coração Azul vem ofertando atendimento para centenas de alunos da rede de ensino do município, que apresentem algum nível de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A clínica conta com uma equipe multidisciplinar e infraestrutura pensada para o desenvolvimento comportamental, físico e cognitivo dos estudantes.

São 12 salas para atendimento das especialidades de Odontologia, Ensino Especial, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Musicoterapia e Integração Sensorial.

Terapeuta Ocupacional, Jathene Cascaes I Foto: Jesiel Braga/PMM

De acordo com a Terapeuta Ocupacional, Jathene Cascaes, a sala de Integração Sensorial é uma das mais importantes da clínica, pois o tratamento realizado naquele ambiente reflete em todos os outros atendimentos, no que diz respeito aos estímulos de percepção, organização e comportamento do paciente.

O “ninho” tem a função de acalmar a criança. Simula um abraço sem o toque humano I Foto Jesiel Braga/PMM

“Na sala de Integração Sensorial, a criança recebe do terapeuta estímulos táteis, auditivos, visuais, entre outros, independente da criança possuir ou não transtorno no processamento sensorial. Para o tratamento são utilizados equipamentos suspensos, escaladas verticais, brinquedos que emitem sons, piscina de bolinha coloridas com luzes, entre outros. Cada equipamento na sala tem sua especificidade e é indicado seguindo critérios preestabelecidos a cada paciente”, explicou a terapeuta Cascaes.

Jathene complementa sua fala destacando que na Integração sensorial se trabalha os 3 sentidos: tato, vestibular (ligado ao movimento e equilibrio) e a propriocepção, que é a percepção do próprio corpo no espaço, incluindo a percepção de força física.

Camila Cadena, Diretora da Clinica-escola Coração Azul I Foto Jesiel Braga / PMM

Para Camila Cadena, Diretora da Clínica-escola, a Sala de Integração Sensorial é o espaço mais amado das crianças. “Elas aprendem e se desenvolvem brincando. É lindo de ver a evolução das crianças e o comprometimento da profissional de Terapia Ocupacional. Assim, a clínica cumpre o seu papel de trabalhar pela educação e saúde de nosso público escolar”, finalizou.

Sobre a Clínica-Escola

A Clínica-Escola Coração Azul foi inaugurada em maio de 2022. Está localizada na Avenida Procópio Rola, nº 1176, na área Central de Macapá. A instituição é referência no atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino. O espaço é o primeiro centro especializado em serviços educacionais e clínicos de crianças autistas e atende mais de 200 alunos que vão do maternal ao 5º ano do ensino fundamental com uma equipe multiprofissional.

Fotos: Jesiel Braga / PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
304 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação