Skip to content

Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe é entregue à população e vai atender alunos de Creche e Pré-escola  

Aproximadamente 750 crianças serão atendidas na Instituição de Ensino

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Entrega do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe Creche e Pré-escola | Foto: Jesiel Braga /PMM

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, esta frase retirada do Livro O Pequeno Príncipe, de autoria de Antoine de Saint-Exupéry, traduz perfeitamente o sentimento das pessoas que têm ou tiveram alguma ligação com a Unidade Escolar, agora chamada de Centro de Educação Infantil O pequeno Príncipe Creche e Pré-escola. A unidade de Ensino localizada na área central da cidade, foi entregue nesta terça-feira (30), para a população pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, em clima de fortes emoções.

O Centro de Educação Infantil tem capacidade para atender, aproximadamente, 750 alunos da Educação Infantil, de 3 a 5 anos de idade, estudantes do maternal IV, 1º e 2º períodos, nos turnos da manhã e tarde.

O prefeito Dr. Furlan, relembrou a situação da escola em sua primeira visita acompanhado de sua equipe de gestão. “Aquele momento foi crucial para a decisão de criar uma escola totalmente nova. Nesta gestão, tomamos a decisão de fazer o que é necessário para que o povo tenha o que é seu de direito, e com dignidade”, ressaltou Dr. Furlan, listando as demais obras em andamento e que serão entregues em breve para a população.

O chefe do executivo ainda foi presenteado com um exemplar do livro O Pequeno Príncipe, assinado por todos os servidores da instituição. O livro foi entregue pelas mãos do estudante Pedro Henrique, de 5 anos.

Madson Millor, secretário municipal de educação, enfatizou a importância dos profissionais que passaram pela escola, desde a sua criação, em 1972. “Nosso agradecimento a essas pessoas que passaram por esta instituição e deixaram um legado de aprendizados em cada criança que estudou aqui, porque sabemos que a educação infantil é a base de todo percurso educacional subsequente”, ressaltou o secretário.

A nutricionista Ruth Coelho e a enfermeira Marisa Cardoso, ambas com 50 anos, estavam prestigiando o evento com as amigas, e contaram que seus filhos estudaram na escola quando crianças. As duas ressaltaram a alegria do momento e o quanto a escola está linda e moderna. “Deu até vontade de voltar a ser criança, só para estudar aqui”, brincou Marisa, encantada com o prédio novo.

A ligação que as pessoas têm com instituição escolar é uma misto de amor e memória afetiva. É assim que o coordenador pedagógico Alcijone Rangel, de 47 anos, conta a sua trajetória de 15 anos na unidade de ensino. Apesar de não ter estudado na escola, sua mãe era gari e limpava justamente o trecho onde se localiza a escola, e muitas vezes, ele a acompanhava no trabalho.

“Antes da minha idade escolar, eu via aquele prédio bonito e encantador, com brinquedos na área externa e aquilo me despertava a vontade de estar aqui dentro. E fui realizar este sonho, muito tempo depois, quando me formei e passei em concurso do município. Fui cativado por tudo que há de melhor nesta escola”, ressaltou o coordenador, emocionado.

Durante a solenidade, Elaine Cristina Silva, irmã do ex-aluno Edielson de Souza, que hoje mora em Santa Catarina,  entregou para Neize Cunha, gestora do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, o uniforme que seu irmão usava, no ano de 1981, quando estudava na instituição.

Para Elaine, a simbologia de presentear a escola com o uniforme, representa toda gratidão de sua família pela educação recebida desde a infância.

Na ocasião, foi exibido vídeo com depoimentos de profissionais da educação, familiares e ex-alunos da escola, como forma de homenagear e marcar o momento histórico.

O prédio do Centro de Educação Infantil tem aproximadamente 2.260m² de área construída e conta com 12 salas de aula, sala multiuso, biblioteca, sala de professores, coordenação pedagógica e administrativa, secretaria, diretoria, refeitório, cozinha, 2 salas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), banheiros feminino e masculino e com acessibilidade, jardim, espaço coberto para atividades recreativa, entre outros espaços.

Os recursos para a reconstrução da unidade escolar são oriundos do Tesouro Municipal, no valor de R$7.360.903,94.

Enquanto a escola matriz estava em obras, as aulas aconteciam em prédio alugado pela Prefeitura de Macapá, na área central.

 Histórico da Escola

A EMEI O Pequeno Príncipe foi criada em 12 de outubro de 1972, durante a gestão do então governador do Amapá, Ivanhoé Gonçalves Martins. O nome da escola tem a ver com a comemoração do Dia das Crianças, e faz referência à obra da literatura infanto-juvenil O PEQUENO PRÍNCIPE, de autoria do francês Antoine de Saint-Exupéry, lançada originalmente na França em 1943 e no Brasil em 1952.

Com a entrega do Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, são 29 obras entregues na Educação, pela gestão Furlan, entre Escolas de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Creches. Atualmente, 5 prédios estão em processo de reconstrução e ampliação e outros 3 em construção.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
302 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação