Skip to content

Castramóvel: Serviço garante castração gratuita para cães e gatos em Macapá

Com 20 atendimentos por dia, os serviços acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Clínica Uptech

Por Aline Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Castramóvel funciona de segunda a sexta-feira | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

A Prefeitura de Macapá oferece castrações gratuitas de cães e gatos por meio do Castramóvel, que realiza 20 atendimentos por dia, de segunda a sexta-feira. A triagem ocorre das 8h às 12h, e as cirurgias são realizadas no período da tarde. Atualmente, o serviço funciona na Clínica Uptech, localizada na Rua Clodovio Coelho, esquina com a Hildemar Maia, nº 1373, no bairro Novo Buritizal.

Na primeira semana de outubro, os atendimentos serão destinados aos felinos de ambos os sexos. Na semana seguinte, o serviço estará disponível para cães machos. A retirada dos pontos ocorre das 8h às 10h, exclusivamente para os animais que passaram pelo procedimento na clínica.

  • Fique atento ao cronograma de atendimentos:
  • 29/09 a 03/10: Felinos (macho e fêmea)
  • 06/10 a 10/10: Cães machos
  • 13/10 a 17/10: Felinos (macho e fêmea)
  • 20/10 a 24/10: Cadelas
  • 27/10 a 31/10: Felinos (macho e fêmea)

Para utilizar o serviço, é necessário apresentar cópia do comprovante de residência atualizado, cadastro no Censo Animal e documento oficial com foto. Os animais devem ter entre 6 meses e 5 anos, pesar no mínimo 2,5 kg e estar em jejum de 8 horas.

O uso de caixa transportadora é indispensável para felinos, assim como o colar elizabetano para os machos e o macacão cirúrgico para as fêmeas, que não podem estar no cio ou amamentando. Para cães machos, também é necessário o colar elizabetano, e para as fêmeas, o macacão cirúrgico. Ambos devem estar com guias e focinheira.

Fabiana Morais, médica veterinária responsável pela triagem, explicou a importância da castração e como é realizado o procedimento.

“A castração é fundamental para o controle populacional, especialmente em situações de risco de abandono. Uma única fêmea pode gerar de cinco a oito filhotes. Além disso, o procedimento ajuda na prevenção de doenças, como infecções uterinas e câncer de próstata, entre outras. Durante a triagem, realizamos uma avaliação completa para identificar a condição do animal e orientamos os tutores sobre todos os cuidados necessários, tanto antes quanto após a cirurgia”, disse.

Fernanda da Silva Oliveira, de 19 anos, aproveitou o dia para levar Apolo, de 3 anos, e Rabito, de 7 meses, para realizar a castração. A frentista destacou que o procedimento ajudará no comportamento e na rotina dos felinos.

“Estava ansiosa para trazê-los aqui. Entendo que esse procedimento é extremamente necessário, pois o Apolo não para em casa e, com a castração, terei um maior controle sobre o dia a dia dele. Já o Rabito, mesmo sendo mais novo, já tenta seguir os hábitos do irmão. Então, para prevenir possíveis infecções e garantir mais cuidados, optei por castrar os dois. É uma oportunidade que facilita e reforça a atenção com eles”, comentou.

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
319 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação