Félix recebeu atendimento no Castramóvel | Foto: Gabriel Gahmã/PMM
A Prefeitura de Macapá retomou nesta semana as atividades do Castramóvel Itinerante, oferecendo castração gratuita para felinos de ambos os sexos entre os dias 12 e 16 de janeiro, com 20 vagas diárias. Para garantir o atendimento, os tutores devem comparecer à Clínica Uptech, no bairro Novo Buritizal, das 8h às 12h, sendo que as cirurgias são realizadas no período da tarde, às 18h.
Confira documentação
Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar cópia do comprovante de residência atualizado, cadastro impresso no SinPatinhas e documento oficial com foto. Os animais devem ter entre 6 meses e 5 anos de idade, pesar no mínimo 2,5 kg e estar em jejum de 8 horas.
A castração é uma prática essencial para a saúde e o bem-estar dos animais, contribuindo também para o controle populacional e ajudando a evitar o abandono de pets e de seus filhotes.
O estudante Rodrigo Luan, de 16 anos, tutor da gatinha Esmeralda, expressou sua alegria por ter acesso ao serviço de castração.
“A clínica oferece vários serviços, desde o exame de sangue até a cirurgia de castração em si. Então, isso é muito importante, porque a prefeitura consegue nos ajudar de forma gratuita”, ressaltou.
Estudante Rodrigo Luan, com a mãe e a gatinha Esmeralda | Foto: Ana Clara/PMM
Além de apresentar os documentos exigidos pelo projeto para garantir o atendimento, os animais passam por uma triagem antes da confirmação da castração, que inclui pesagem, exames de sangue e anamnese, a fim de verificar se atendem aos requisitos necessários para a realização do procedimento.
Foto: Ana Clara/PMM
O uso de caixa transportadora é indispensável, assim como o colar elizabetano para os machos e o macacão cirúrgico para as fêmeas, que não podem estar no cio nem amamentando. Os animais também não devem ter recebido vacina antirrábica ou vacinas virais nos 30 dias anteriores à realização do procedimento.
Fique atento aos canais oficiais da Prefeitura para a divulgação das datas e dos demais grupos atendidos pelo programa, como cadelas e cães machos.
Foto: Ana Clara/PMM
A iniciativa é da Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenação Municipal de Saúde, Proteção e Defesa Animal.