Skip to content

Castramóvel chega a um novo destino: cães fêmeas são público-alvo para essa semana

Atendimento irá funcionar no estacionamento do Centro Paroquial Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rua Acésio Guedes, 528, bairro Perpétuo Socorro

Por Sarah Lopes* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cão fêmea recebe atendimento do pré-operatório | Foto: Merlin Pires/PMM

Iniciou nesta terça-feira (27) o atendimento para castração de cães fêmeas no bairro perpétuo socorro, duas unidades móveis estão disponíveis para os moradores. O serviço tem como objetivo diminuir a superpopulação de animais, cães e gatos, e evitar a proliferação de doenças e combater patologias.

Sônia Brito cuida de animais abandonados por conta própria e levou suas duas cães fêmeas, Helena e Minnie, para realizar o procedimento no novo endereço.

“É de suma importância a Prefeitura de Macapá oferecer esse serviço para a população canina, me sinto feliz por poder ter esse auxílio no cuidado aos animais”, disse.

Podem ser castrados cães com idade mínima de seis meses até a idade máxima de cinco anos, com peso mínimo de dois quilos e meio. Caso estejam vacinados contra a raiva, são operados um mês depois da aplicação. Pets no cio ou com leite nas mamas não fazem o procedimento.

Raylah Monteiro é tutora da “menina”, cão fêmea de 1 ano e 1 mês, moradora no bairro do Perpétuo Socorro, contou sobre poder ter o serviço tão perto da sua residência.

“É muito bom poder trazer a “menina” para realizar o exame e castrar, eu peguei ela em situação de rua e agora estou cuidando da saúde dela. Ter esse serviço é importante também para pessoas de baixa renda, que não podem arcar com os valores do procedimento”.

Os tutores precisam levar o animal em jejum sólido e líquido no tempo mínimo de oito horas para realização da coleta de material para os exames pré-operatórios. Após o resultado, caso o animal esteja apto para o procedimento, será agendado o retorno à cirurgia. Como parte dos requisitos obrigatórios, o responsável deve levar focinheira, guia reforçada e roupas cirúrgicas.

Cuidados no pós-operatório

Uma vez realizada a cirurgia, o responsável deve estar atento para alguns cuidados, como:

1 – Repouso do animal de 10 a 14 dias;


2 – Seguir os horários dos antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico veterinário, um dia depois da cirurgia;


3 – Em alguns casos, o profissional pode indicar o uso de vitaminas para auxiliar na recuperação;


4 – Limpeza do ferimento e do ponto com solução fisiológica e Rifocina para conter a entrada para microrganismos. Higienização também pode ser realizada no dia seguinte, por, no mínimo, duas vezes ao dia;


5 – Ambiente familiar limpo para evitar que cães contraiam infecções no pós-operatório;


6 – Uso da roupa pós-cirúrgica para evitar esforços que poderiam romper os pontos;


7 – Cães fêmeas retiram pontos de 10 até 14 dias depois da cirurgia, mediante retorno ao Castramóvel.

Sarah Lopes – *Estagiaria sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Verificado
Assessora de Comunicação
279 matérias publicadas

Assessora da Prefeitura de Macapá, atuando nas pastas do Bioparque, Secretaria da Mulher e Secretaria de Esporte, também realizo roteiros para as mídias sociais.

Mais publicações de Andreia Loreana Tavares de Jesus Verificado

Assessora de Comunicação