Skip to content

Capoeira é a nova modalidade ensinada no Glicério Marques

Entre os benefícios do esporte, destacam-se a melhoria da coordenação motora, aumento da flexibilidade, desenvolvimento da força, redução do estresse e estímulo à disciplina

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Complexo Esportivo Glicério de Souza Marques agora oferece a modalidade esportiva capoeira em seu cronograma de atividades. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, e têm atraído crianças de diferentes idades.

Cada turma é composta por 20 alunos, que aprendem os princípios da modalidade. Como a capoeira possui uma grande bagagem cultural, os estudantes também conhecem sua história, valores e tradições.

Entre os benefícios que a capoeira proporciona, destacam-se a melhoria da coordenação motora, o aumento da flexibilidade, o desenvolvimento da força e do condicionamento físico, além da redução do estresse e da ansiedade, e o estímulo à disciplina.

Anthony Tomaz, de 8 anos, já praticava capoeira há algum tempo e agora busca continuar suas aulas no Glicério. “Eu gosto muito do esporte porque é uma mistura de luta e música, o que acho muito legal. Eu me divirto bastante aqui”, contou Anthony.

Maria Eduarda, também de 8 anos, é outra aluna cheia de energia. Diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ela compartilhou o que a atraiu para a capoeira. “Eu gosto porque consigo fazer várias coisas e também aprender a me defender, o que é bem legal”, disse.

O responsável pelas aulas é o professor Auricélio Benjamin, que se sente muito feliz por compartilhar seu conhecimento sobre a modalidade. “É muito bom ver as crianças interessadas em uma prática que faz parte da história do Brasil. É sempre gratificante ensinar essa modalidade e dar continuidade a ela”, afirmou o professor.

História da capoeira

A capoeira surgiu no período colonial, desenvolvida pelos africanos escravizados como uma forma de resistência e defesa. Devido à repressão, a prática era disfarçada de dança para que os praticantes não sofressem punições.

No século XIX, a capoeira foi proibida por ser associada à marginalidade. No entanto, com o passar do tempo, tornou-se uma prática reconhecida e valorizada. Hoje, a capoeira é considerada patrimônio cultural imaterial pela UNESCO e é praticada em diversos países, sendo um símbolo forte da identidade brasileira.

Galeria de imagem | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Andreia Loreana Tavares de Jesus

Verificado
Assessora de Comunicação
275 matérias publicadas

Assessora da Prefeitura de Macapá, atuando nas pastas do Bioparque, Secretaria da Mulher e Secretaria de Esporte, também realizo roteiros para as mídias sociais.

Mais publicações de Andreia Loreana Tavares de Jesus Verificado

Assessora de Comunicação