Ação do Cadastro Único chega no Distrito do Maruanum I Foto: Alexandra Gomes/PMM
A população que precisa acessar os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) poderá comparecer neste sábado (27), ao mutirão de atendimento que vai acontecer no Distrito do Maruanum. A ação tem como meta atender de 500 a 600 pessoas.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) conta com a parceria da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).
De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, as pessoas que ainda não atualizaram o CadÚnico desde 2017, devem aproveitar a oportunidade a fim de evitar que o Auxílio Brasil ou outro benefício venha a ser bloqueado, caso recebam.
“Estamos levando o serviço até o cidadão que mora nos distritos. É importante que as pessoas que ainda não fizeram a atualização aproveitem para fazer na ação, para que assim não corram o risco de ter o benefício suspenso”, explica o gestor.
Esta é a primeira vez que a Semas faz uma ação direta do CadÚnio no Maruanum. Uma equipe formada por cinco profissionais da Casa do Bolsa farão os seguintes atendimentos: cadastro, recadastro e inclusão. É importante ressaltar que as pessoas levem documentos originais, pois por recomendação do Ministério da Cidadania não são aceitas cópias.
O Cadastro Único visa identificar famílias em vulnerabilidade social para participarem dos programas sociais do Governo Federal, além dos benefícios do Estado e Município.
Documentos obrigatórios para a inscrição no CadÚnico
- CPF do responsável pela família (deve ter mais de 16 anos e é recomendado que seja do sexo feminino)
- Título de Eleitor do responsável pela família
- Para os demais membros da família é necessário apresentar: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho, título de eleitor e comprovante de residência (conta de energia ou de água dos últimos 3 meses)
Saiba os critérios para solicitar inscrição no CadÚnico 2022:
- Possuir uma renda mensal per capita de até meio salário mínimo (R$ 550);
- Possuir uma renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
- Famílias que recebem acima destes valores, mas que sejam público alvo de programas, benefícios e serviços específicos;
- Pessoas que moram sozinhas;
- Pessoas que vivem em situação de rua.