Skip to content

”Aqui, sustentei meus 10 filhos e fui muito feliz ao longo de 50 anos”, diz empreendedora homenageada durante o aniversário de 72 anos do Mercado Central

Programação celebra a história do mercado com música, homenagens, serviços de saúde, feira verde e a tradicional culinária local durante todo o sábado

Por Aline Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Maria Cipriana e seus filhos | Foto: Albert Mustafa

O Mercado Central de Macapá celebra, neste sábado (13), 72 anos como um dos maiores símbolos de história, cultura e tradição da cidade. Para comemorar, a prefeitura preparou uma programação especial que se estende ao longo do dia, com música regional, homenagens, corte de bolo, serviços de saúde e o melhor da gastronomia típica amazônica.

A programação, coordenada pelo Instituto Municipal de Turismo (Macapatur), iniciou às 8h com o cerimonial e os parabéns, seguidos pela apresentação do grupo Mulheres Pretas na Percussão, além de uma ação itinerante de saúde com vacinação, aferição de pressão arterial e testes rápidos. O almoço ficou por conta do tradicional peixe frito com açaí, oferecido em valor promocional de R$ 35,00 nos restaurantes do mercado.

A partir das 17h, tem início o Samba do Mercado, com atrações locais que prometem animar a noite e manter viva a essência do espaço, que há mais de sete décadas movimenta a economia e preserva tradições.

“72 anos de Mercado Central, e a prefeitura organizou um evento lindo e repleto de atividades e serviços. Essa celebração tem como objetivo valorizar o espaço, fortalecer a identidade local e incentivar a economia, reunindo cultura, turismo e gastronomia em um mesmo ponto de encontro. Vamos festejar o mercado e aplaudir esse símbolo que guarda histórias e que ajuda dezenas de famílias”, destacou Lidiane Vieira, diretora-presidente do Macapatur.


Maria Cipriana, de 87 anos, é parte viva da história do Mercado Central. Foram mais de 50 anos de dedicação a esse espaço, por meio da costura. Foi no mercado, ao lado do marido, que criou seus 10 filhos e construiu memórias para toda a vida.
“Mesmo depois da partida do meu companheiro, há 17 anos, eu nunca deixei de guardar comigo a lembrança e o carinho pelo Mercado. Hoje, ao receber essa homenagem, sinto uma gratidão imensa e muita emoção por tudo o que vivi aqui, pelos anos de trabalho, pela convivência e por ter feito parte da história desse patrimônio tão importante. Foi através daqui que criei meus filhos e, assim, eles seguiram os meus passos”, relembrou.

Maria Cipriana | Foto: Albert Mustafa/PMM


Confira a programação completa:
8h
Cerimonial e apresentação das Mulheres Pretas do Marabaixo
Atendimento em saúde: vacinação, aferição de pressão arterial e testes rápidos
9h30 às 11h
Homenagens
Parabéns e corte do bolo
Feira verde
12h às 16h
Peixe frito com açaí
Música ao vivo: voz, violão e teclado
16h30
Aula de zumba
17h às 00h
Samba do Mercado e atrações locais:
Modão no violão
Samba no Tucupi
Viola e Balada
Josimar e Nildo

Galeria de imagens | Fotógrafo: Albert Mustafa/PMM