Skip to content

Após denúncia, Semam multa homem por poda irregular de árvore na zona sul de Macapá

Foram apreendidos um motosserra e um terçado. A poda ou retirada de árvore é considerada crime ambiental.

Por Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

A equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Postura Urbana (Semam) atendeu nesta sexta-feira (20) uma denúncia do corte e poda de árvore de forma irregular na zona sul de Macapá. A árvore pauliteira, de grande porte, está localizada na rua Jovino Dinoá, no bairro Trem. O infrator foi multado e tem 20 dias para defesa.

Além da multa no valor de R$ 1.000.00, foram apreendidos um motosserra e um terçado. Caso o homem não recorra na justiça dentro do prazo, a multa vai para dívida ativa.

A fiscalização de situações como essa sé recorrente na capital por conta do alto número pode ou destruição sem a autorização dos órgãos públicos competentes.

O artigo 116 da Lei n° 948 de 1998 determina que a supressão ou poda de árvore deve ser realizada por profissionais capacitados e sob autorização da Prefeitura, pois a cobertura vegetal é considerada patrimônio ambiental do Município.

“É proibida a execução de podas drásticas em qualquer árvore, já que podando somente de um lado pode ser ocasionado desequilíbrio no desenvolvimento estrutural da planta, e isso vir a gerar acidentes”, ressaltou o chefe de Fiscalização, Adrian Valente.

Para solicitar o manejo, a poda ou a derrubada de uma árvore é necessário comparecer à Semam, localizada na avenida Raimundo Alvares da Costa, 2800, Santa Rita.

A população pode colaborar com denúncias sobre poda, corte e derrubada de árvore na capital através do telefone (96) 98802-8642.