“Escolhi fazer parte do projeto por amor. Cuido do almoço e da merenda das crianças com muito cuidado e sinto um grande carinho por todas elas”, comentou a voluntária há três anos do Anjos da Guarda, Cleide Rodrigues, que participou da cerimônia de entrega dos novos uniformes aos alunos do projeto nesta quarta-feira, 3. A solenidade ocorreu no hall de entrada da Prefeitura de Macapá, com a presença de autoridades e da garotada.
Vestidos a caráter, os jovens cantaram os hinos do Brasil, Amapá e de Macapá, hastearam a bandeira e mostraram seu grito de guerra. Por meio do recurso, no valor de R$ 71 mil, a criançada recebeu uniforme completo (camisa, short, meia, boné, tênis), além de materiais esportivo e eletrônico, como notebooks, tudo adquirido por meio de parceria entre Prefeitura de Macapá e Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma).
“O projeto é uma iniciativa que ajuda na formação de crianças e adolescentes com valores morais”, disse a pedagoga Antonice Melo, na ocasião representando o magistrado titular da Vepma, Rogério Funfas. O Anjos da Guarda atenderá 291 crianças que, atualmente, funciona em quatro núcleos: Fazendinha, residenciais Açucena e São José e Pedrinhas. “Ele ajuda as crianças a terem valores, como respeito e senso de responsabilidade”, declarou a moradora do bairro Pedrinhas, Paola Machado. Ela participa do Anjos da Guarda há mais de três anos.
De acordo com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, o projeto iniciou com um polo no distrito de Fazendinha e completa 10 anos em 2019 com mais três núcleos. “Ele já existia quando assumimos a gestão municipal e nós o expandimos. Levamos o Anjos da Guarda para dois habitacionais [Jardim Açucena e São José] e ao polo Macapá Criança, no bairro Pedrinhas. Com essa doação da Vpma, o projeto se eleva a outro patamar e garante às crianças mais recursos e qualidade de vida”, ressaltou.
A iniciativa atende jovens de 9 a 15 anos e é coordenada pela Guarda Civil de Macapá. O objetivo é possibilitar melhor qualidade de vida a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Participaram também do evento o presidente da Câmara de Macapá, vereador Marcelo Dias e seus pares Rayfran Beirão, Gian do Nae, Antonio Grilo, Caetano Bentes, Rinaldo Martins e Diego Duarte; o comandante da Guarda, Charles Ruy Seco; a procuradora-geral de Macapá, Taísa Mendonça; o diretor-presidente da Macapaprev, Franco Aurélio; a coordenadora representante da Fumcult, Ana Rita e coordenadores dos polos do Anjos da Guarda, os inspetores Jeziel Costa, Rynaldo Figueira, Erlon do Espírito Santo e Marco Antônio Couto.
Amelline Borges
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Gabriel Flores / Nayana Magalhães