Skip to content

Agricultores buscam implantar atividade da piscicultura no Curiaú

Por -

Agricultores da comunidade do Curiaú participaram de uma oficina de socialização das boas práticas para aplicar na atividade de piscicultura, na sexta-feira, 10. A oficina faz parte do mecanismo de capacitação de agricultores, que tem pretensão de trabalhar com a atividade aquícola. Cerca de 20 produtores participaram da oficina, que é uma das etapas de acesso ao Programa Municipal de Incentivo à Agricultura, que consiste em fomentar a agricultura familiar, garantindo mais uma atividade agrícola para melhoria da geração de renda.

Neste ano, cerca de 20 tanques foram escavados para prática da piscicultura e produtores estão recebendo auxílio de técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). O produtor, além de receber o tanque pronto para acolhimento dos alevinos, recebe também orientação e assessoria técnica para verificação da qualidade da água, volume do oxigênio dissolvido e verificação da sanidade animal, para que esse pescado não venha sofrer com ataques de parasitas.

Segundo o diretor do Departamento de Incentivo à Piscicultura, Leonel Martins, o valor do investimento necessário para implantação da prática aquícola diminui cerca de 50%. “A prefeitura faz todo o serviço para que o produtor inicie a prática da piscicultura, mas a manutenção dos peixes é de responsabilidade do produtor. O Município auxilia com assessoria técnica, além de facilitar a escoação e oportunizando a venda, por meio do Programa Feira do Peixe Vivo”, afirma.

Os agricultores interessados em ter acesso ao programa devem procurar a Semdec, na Rua Manoel Eudóxio Pereira, n° 2438, bairro Trem, e apresentar um requerimento solicitando a adesão ao programa junto com os documentos exigidos, de acordo com o Edital de Chamada Pública 003/2017, que pode ser acessado diretamente na secretaria.

Aline Brito

Assessora de comunicação/Semdec