Skip to content

Agosto Lilás: Palestra para a Guarda Municipal reforça o combate à violência contra a mulher

Ação integra campanha nacional para prevenção e apoio às vítimas

Por Aline Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

| Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Em alusão ao Agosto Lilás, a Guarda Civil Municipal recebeu, nesta quinta-feira (14), uma palestra voltada à conscientização, reflexão e promoção do respeito no enfrentamento à violência contra a mulher. A programação aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Municipal Dr. Papaléo Paes.

A iniciativa faz parte das ações do Agosto Lilás, campanha nacional de combate aos crimes de gênero, e conta com o apoio institucional do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). O trabalho é resultado de um esforço conjunto entre órgãos de segurança pública e o sistema de justiça em todo o país.

A Secretaria da Mulher e a Guarda Civil Municipal estão diretamente engajadas na mobilização, reforçando o compromisso da gestão com a proteção das mulheres.

Como parte das ações permanentes de enfrentamento à violência doméstica, será anunciada, em breve, a criação da Patrulha Maria da Penha Municipal, que terá a missão de atuar na prevenção e no atendimento às vítimas, oferecendo mais segurança e suporte às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O Comandante da Guarda Municipal, Edinaldo Santos, destaca que a oportunidade reforça o preparo e o compromisso da equipe.

“Para nós, da Guarda, participar de ações como esta é reafirmar nosso compromisso com a proteção da vida. A violência contra a mulher é uma violação grave dos direitos humanos e precisa ser combatida com firmeza e sensibilidade. Estamos preparados para atuar de forma integrada com os demais órgãos, garantindo mais segurança e amparo às mulheres de Macapá”, disse.

Edinaldo Santos, Comandante da Guarda Municipal | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Simone Freitas, pedagoga da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), participou da palestra apresentando iniciativas e estratégias voltadas à campanha.

“Estamos aqui para somar forças com a Prefeitura no combate a qualquer forma de violência contra a mulher, apresentando ações que mostram como a segurança pública pode atuar na proteção e no amparo às vítimas, além de combater de forma efetiva essas violações”, concluiu.

Simone Freitas, pedagoga da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Galeria de imagens | Fotógrafo: Emanuelle Gomes/PMM

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
296 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

Mais publicações de ernando tavares Verificado

Assessor de Comunicação