Em mais uma agenda de trabalho no domingo, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhou de perto obras e entregas que impactam diretamente a mobilidade urbana, a infraestrutura e a educação do município. O roteiro incluiu ações nas zonas Sul, Norte e em áreas centrais da capital, reforçando o compromisso da gestão com melhorias eficazes e com a qualidade de vida da população.
Passarela em concreto garante mais segurança na Eça de Queiroz
A agenda teve início com a entrega de 440 metros de passarela em concreto na passarela Eça de Queiroz, substituindo a antiga estrutura de madeira, que por muitos anos representou riscos aos moradores. A nova passarela garante mais segurança, acessibilidade e dignidade para quem utiliza o espaço diariamente.
Moradora da Eça de Queiroz há 19 anos, Soriane Pantoja relatou as dificuldades enfrentadas antes da obra.
“A ponte de madeira era muito perigosa. Crianças, idosos e pessoas com deficiência sofriam muito para passar por aqui. Eu mesma já caí e foi um grande susto. A gente clamava por essa melhoria há anos, e agora o concreto chegou trazendo mais segurança e dignidade para todos nós”, afirmou.
Moradores da Eçá de Queiroz participam da entrega da concretagem das passarelas | Fotos: Beatriz Melo/PMM
Pavimentação da Avenida Remo Amoras avança na zona Sul
Na sequência, o prefeito realizou visita técnica à obra de pavimentação da Avenida Remo Amoras, uma das principais vias da zona Sul de Macapá. Ao todo, estão sendo executados 1.422 metros de pavimentação, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A obra é considerada estratégica para melhorar o tráfego, o escoamento e a mobilidade urbana da região.
De domingo a domingo, para melhorar a mobilidade urbana em Macapá | Fotos: Beatriz Melo/PMM
Reforma da Escola Municipal Amapá chega a 70% de execução
A comitiva seguiu para a Escola Municipal Amapá, que passa por uma ampla reforma e tem previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2026. A obra beneficiará mais de 450 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A obra está 70% concluída e tem previsão de entrega no 1º semestre de 2026 | Fotos: Beatriz Melo/PMM
O investimento total é de R$ 932 mil, com recursos do Tesouro Municipal, além de contrapartida do Fundeb. Atualmente, a reforma está 70% concluída e, após a entrega, a unidade passará a funcionar como escola de tempo integral, ampliando a oferta educacional e o tempo de permanência dos alunos na escola.
Recapeamento no Boné Azul recupera vias após mais de 20 anos
Encerrando as vistorias do domingo, o prefeito visitou o bairro Boné Azul, na zona Norte da capital, onde está em andamento o recapeamento asfáltico de 12 vias, totalizando 3,3 quilômetros. Até o momento, quatro vias já tiveram o serviço concluído, e a previsão é de que todas as demais sejam finalizadas até o fim da próxima semana.
O bairro recebeu asfalto pela última vez em 2001 e, desde então, não havia passado por manutenção. O investimento total é de R$ 2.231.134,24, proveniente de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto, com contrapartida do Tesouro Municipal.
30% do recapeamento do bairro Boné Azul está concluído | Fotos: Beatriz Melo/PMM