
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na sexta-feira, 4, programação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, onde vários serviços, como testes rápidos, vacina e distribuição de preservativos, foram ofertados. A hepatite é uma inflamação no fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento. “Disponibilizamos em todas as unidades de saúde a testagem rápida para as hepatites, bem como sífilis e HIV, e é importante que a população procure esse serviço. Em casos positivos, o tratamento é iniciado imediatamente”, explicou o coordenador municipal do Departamento de DST’s/Aids e Hepatites Virais, Cesar Melo.
Na ação, que contou com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amapá (OAB/AP), foram feitos 230 testes rápidos; 204 doses de vacinas contra hepatite e gripe foram aplicadas, além da distribuição de 36 mil preservativos masculinos e 20 mil geles lubrificantes.
As atividades de prevenção, diagnóstico e tratamento continuam no período de 7 a 11 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com apoio das equipes de Estratégia Saúde da Família, intensificando a realização do teste rápido, orientações e consultas médicas para tratamento e encaminhamento de casos positivos da doença.
Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa