A Prefeitura de Macapá deu início na manhã desta segunda-feira (26) à limpeza da orla da cidade. Os serviços tiveram início no bairro Santa Inês, entre a Av. Pedro Lazarino e Rua São José. A equipe é composta por 25 homens, divididos em seis equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana envolvidas na ação.
Os trabalhadores recebem o auxílio de quatro caçambas, uma retroescavadeira e três roçadeiras para a retirada de troncos acumulados às margens do muro de arrimo. Eles também fazem corte da vegetação próximo a determinados pontos da orla. Os serviços devem ser concluídos na próxima sexta-feira (30) e, já na segunda-feira (03), de acordo com o cronograma, iniciam em outro ponto da orla.
O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, disse que a ação é importante para conter o acúmulo de lixo urbano que se mistura ao material natural. “Não podemos ir de encontro à natureza, pois sabemos que a vinda dos restos de árvores trazidos pela maré é um processo natural, mas deixa a beira do rio feia quando a maré seca. Portanto, montamos um planejamento minucioso para esse trabalho, com cuidados especiais para não termos impactos ambientais”, explicou.
Para o coordenador de Limpeza de Áreas de Ressaca e Canais, Bruno Baía, ter a população como aliada nesse trabalho é algo de extrema importância. “Nessas primeiras horas de ação, além dos troncos de árvores também retiramos muitas garrafas pet, sacolas plásticas, pneus, embalagens de biscoitos e outros objetos encontrados junto à vegetação. Precisamos cada vez mais da ajuda da população com o descarte correto do lixo para que a cidade permaneça sempre limpa”, disse.
Denuncie
A colaboração da população em conservar a cidade limpa e denunciar quem suja é fundamental nesse processo.
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana dispõe do Disk Denúncia pelo número (96) 99970-1078 para combater os sujões. Qualquer pessoa pode denunciar a prática. As denúncias também podem ser feitas no prédio da Zeladoria, localizado na Avenida Maria Quitéria, nº 317, bairro Trem, na zona sul de Macapá.
Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana